
Fonte: g1 RS
Vinte e dois arcebispos, bispos e padres do Rio Grande do Sul encontraram-se em audiência com o Papa Francisco na manhã desta quinta-feira (5), no Vaticano. A visita se estendeu por cerca de duas horas. “Um momento rico de diálogo, de proximidade e até de humor. Com muita simplicidade, propôs um diálogo aberto, o que ajudou a tornar o momento ainda mais agradável”, disse o arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler.
O encontro com o Papa deveria ter acontecido em março de 2020, mas foi adiado devido à pandemia de Covid-19. A Visita Ad Limina, como é chamada, é uma obrigação dos bispos que devem, a cada cinco anos, informar ao pontífice sobre os trabalhos conduzidos em sua diocese. “Não é com um caráter de mostrar relatório ou algo burocrático, mas, sim, de forma dialogada”, diz Dom Jaime. O bispo de Caxias do Sul, Dom José Gislon, aproveitou o momento para presentear o Papa, que agradeceu respondendo que já esteve em Caxias do Sul e lembrou se tratar da “terra do vinho”. Ele ainda disse que já foi a Pelotas, no Sul do Estado, e a São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Entre os assuntos abordados na audiência, o andamento Pacto Educativo Global na América Latina, chamado do Papa para que todas as pessoas ao redor do globo – instituições, igrejas e governos – priorizem uma educação humanista e solidária como modo de transformar a sociedade. Outro foi a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, na Europa, em que recordou que essa é apenas uma de tantas guerras que estão em curso no planeta. “Vivemos hoje uma terceira guerra mundial aos pedaços”, disse o Papa no encontro.
A comitiva de bispos do Rio Grande do Sul iniciou a viagem para o Vaticano no sábado (30) à noite, saindo de Porto Alegre. A agenda teve início na segunda (2) pela manhã e deve se estender até a próxima terça-feira (10).
Os presentes: bispos, arquidioceses e dioceses
Arquidiocese de Porto Alegre
Dom Jaime Spengler
Dom Adilson Pedro Busin
Dom Darley José Kummer
Arquidiocese de Santa Maria
Dom Leomar Brustolin
Diocese de Montenegro
Dom Carlos Romulo
Diocese de Vacaria
Dom Silvio Dutra
Diocese de Caxias do Sul
Dom José Gislon
Diocese de Rio Grande
Dom Ricardo Hoeppers
Diocese de Novo Hamburgo
Dom João Francisco Salm
Diocese de Osório
Dom Jaime Kohl
Diocese de Santa Cruz do Sul
Dom Aloisio Dilli
Diocese de Uruguaiana
Dom José Mario Scalon
Diocese de Bagé
Dom Cleonir Dalbosco
Diocese de Cachoeira do Sul
Dom Edson Batista de Mello
Diocese de Frederico Westphalen
Dom Antonio Carlos Keller
Arquidiocese de Passo Fundo
Dom Rodolfo Weber
Diocese de Erechim
Dom Admir Antonio Mazzali
Diocese de Santo Angelo
Dom Liro Meurer
Arquidiocese de Pelotas
Dom Jacinto Bergmann
Diocese de Cruz Alta
Padre Silvio Mazarollo (A diocese ainda não teve um bispo nomeado)
Bispos eméritos que estão no Vaticano
Dom Hélio Adelar Rubert – Santa Maria
Dom Zeno Hastenteufel – Novo Hamburgo
Dom José Mário Ströeher – Rio Grande