IBGE abre concurso com quase 13 mil vagas temporárias no RS

05/03/2020
Fonte: GaúchaZH

Fonte: GaúchaZH

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu 12.899 vagas temporárias no Rio Grande do Sul para o Censo Demográfico 2020. No Brasil, são mais de 208 mil vagas, conforme editais publicados nesta quinta-feira (5) no Diário Oficial da União (DOU). 
Conforme o IBGE, as vagas são para atividades que contribuem na operação do levantamento demográfico. O maior número, 11.155 no Estado, é para recenseador, funcionário que aplica os questionários nos domicílios. Há vagas para esse cargo em todos os 497 municípios gaúchos. Há também 1.366 vagas para agente censitário supervisor e outras 378 para agente censitário municipal. Interessados nas oportunidades já podem se inscrever neste site da Cebraspe. As inscrições vão até 24 de março, somente pela internet.
Para as vagas de recenseador, o pré-requisito para inscrição é ter Ensino Fundamental completo. A remuneração é variável e será calculada por produção, em cada setor censitário. A previsão de duração do contrato é de três meses, podendo ser prorrogado. Já para agente censitário municipal e agente censitário supervisor, é necessário o Ensino Médio completo. Os salários são de R$ 2.1 mil (censitário municipal) e R$ 1,7 mil (agente censitário supervisor). A previsão de duração do contrato é de até cinco meses, também podendo ser prorrogado. 


Censo 2020
Previsto para ser aplicado entre agosto e outubro nos cerca de 71 milhões de domicílios brasileiros, o Censo Demográfico tem o desafio de retratar o Brasil na última década e dar perspectivas aos próximos dez anos. O questionário básico terá 25 questões, nove a menos do que em 2010. Já o da amostra, aplicado em 10% dos lares, terá 26 perguntas a menos do que no último levantamento, totalizando 76 questões. 
Os temas abordados no Censo 2020 serão características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela