Chuvas melhoram situação do Arroio Feitoria em Dois Irmãos

04/02/2021
Dia 4 de fevereiro – Chuvas subiram o nível do Arroio Feitoria

Dia 4 de fevereiro – Chuvas subiram o nível do Arroio Feitoria

As constantes pancadas de chuva das últimas semanas trouxeram alívio para o Arroio Feitoria, em Dois Irmãos, e por enquanto tranquilidade para o abastecimento de água da população. Em matéria publicada no dia 11 de janeiro, o baixo nível do arroio já preocupava a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e deixava o município em alerta.

Apesar da boa quantidade de chuva, o momento ainda exige cautela, afinal o verão está apenas na metade. “As chuvas dos últimos dias melhoraram muito a situação do arroio, mas até quando vai, a gente não sabe. Não dá para se empolgar muito”, adverte Oneide Castro, gerente da Corsan em Dois Irmãos. “Agora, é um momento em que as coisas estão bem, mas a gente não sabe o que vai acontecer mais adiante. Daqui a pouco, podem fazer 15, 20 dias de sol quente e a situação mudar”, acrescenta.


Dia 11 de janeiro – Com pedras visíveis, situação era preocupante

*

Sol retorna no final de semana

Entre quarta (3) e quinta-feira (4), um ciclone extratropical se formou sobre o território gaúcho, provocando pancadas fortes de chuva e vento intenso no Estado, como se viu nas primeiras horas da manhã em Dois Irmãos. “O ciclone nada mais é do que uma área de baixa pressão mais intensa. O nome ‘extratropical’ vem da região da formação do ciclone, de acordo com a latitude. O ciclone, por sua vez, é um sistema (de forte intensidade) que, além de trazer muita chuva, com grande risco para temporais, também provoca vento intenso e, algumas vezes, grande agitação marítima”, explica Fábio Luengo, da Somar Meteorologia.

Segundo Luengo, o fenômeno não deve atuar por muito tempo sobre o RS. “Esse sistema vai se afastando para alto mar ainda nesta quinta e, com isso, os seus efeitos vão diminuindo sobre o Rio Grande do Sul, principalmente na sexta”, observa. Na sexta-feira (5), a frente fria se afasta e o sol volta a predominar em praticamente todo o Estado. A exceção é o Litoral Norte, que pode registrar pancadas fracas e isoladas durante a tarde. A maior temperatura do dia é esperada em Porto Xavier, no noroeste gaúcho, e em Barra do Quaraí, na Fronteira Oeste: 28°C. Para Dois Irmãos, a máxima prevista é de 25°C. No fim de semana, a previsão é de tempo seco no município, com sol e máxima de 30°C.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela