Veja como será o tempo no Rio Grande do Sul em dezembro

03/12/2021
Fonte: GZH / Foto: Octacílio Freitas Dias

Fonte: GZH / Foto: Octacílio Freitas Dias

Os gaúchos podem se preparar para um dezembro quente, com pouca chuva, e para um Réveillon com tempo firme. Conforme a previsão da Somar Meteorologia, a temperatura deve subir gradualmente ao longo das semanas, fazendo com que o Rio Grande do Sul registre calor acima da média do mês (índice que leva em conta dados dos últimos 30 anos). A previsão é de que o Estado tenha temperaturas máximas entre 25 e 32°C e mínimas entre 16°C e 22ºC, mas a Somar ressalta que o predomínio será de sol e calor, com poucos dias registrando temperaturas amenas.

Do centro ao norte do RS, incluindo o litoral gaúcho, a previsão é de que a temperatura máxima fique entre 27°C e 33°C. Já do centro ao oeste gaúcho, a previsão é de que a máxima fique entre 29ºC e 36°C. No Sul do RS, as temperaturas máximas devem ficar entre 24ºC e 30°C. A maior parte do Rio Grande do Sul terá chuvas abaixo da média em dezembro. A exceção é a parte Sul do Estado, onde a chuva ficará na média ou acima dela.

 

Chuva irregular

É esperada a passagem de três frentes frias pelo Brasil no último mês de 2021, que devem ocorrer por volta dos dias 10, 20 e na última semana de dezembro. No Rio Grande do Sul, no entanto, estas frentes frias passarão rapidamente, provocando chuva irregular.

A análise da Somar indica que as precipitações serão espaçadas ao longo do mês, o que deve trazer problemas à agricultura, com possibilidade de estiagem regionalizada. Isso ocorre por atuação da La Niña, evento climático de resfriamento do Oceano Pacífico que deixa as chuvas menos frequentes no Sul do país. O fenômeno deve se estender até o início do outono de 2022.

— Já estamos com problemas no desenvolvimento do milho e na produção de soja, associadas às estiagens pelo Estado. E neste mês de dezembro o problema pode continuar — afirma a meteorologista Fabiene Casamento, da Somar.

 

Natal e Ano-Novo

A Somar ressalta que, como ainda estamos nos últimos dias de novembro, a previsão para os últimos dias do ano é de longo prazo e poderá sofrer alteração ao longo dos próximos dias. O que se pode projetar no momento, segundo simulações numéricas de previsão do tempo, é um risco de pancadas de chuva na véspera do Natal (24 de dezembro), na faixa norte do RS, e em todo o território gaúcho no dia de Natal (25 de dezembro), por conta de áreas de instabilidade que se formarão sobre o Estado.

Para a última semana de dezembro está prevista a passagem de uma frente fria no RS. Nos últimos dias do ano, a umidade que vem do mar ajudará na formação de nuvens de chuva na faixa litorânea e em municípios próximos. Já na hora da virada e ao longo de 1º de janeiro, o tempo será firme em todo o RS.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela