Temperatura acima da média deve marcar dezembro no Estado

03/12/2019
(Foto: Octacílio Freitas Dias)

(Foto: Octacílio Freitas Dias)

Dezembro já começou. Aos poucos, a primavera vai saindo de cena e o verão dá as caras, oficialmente, à 1h19min do próximo dia 22. A chuva deve ficar acima da média em grande parte do Brasil, com exceção do Rio Grande do Sul: o Estado não deve ter um dezembro seco, com chuva forte na primeira semana principalmente na parte Sul e na Fronteira Oeste, mas isso não será o suficiente para bater a média.
Meteorologista da Somar, Jonas Ribeiro diz que a temperatura ficará um pouco acima da média no Rio Grande do Sul, com destaque para a região Leste. “Para a Região Metropolitana, especialmente, dezembro deve ser bem quente, com temperatura acima dos 30°C em grande parte do mês”, comenta. Segundo a Somar, um “refresco” na temperatura deve vir apenas na última quinzena. Ribeiro ressalta que, ainda que estejam previstas estiagens localizadas no Estado, nas regiões Norte e Central, elas não devem se estender por mais do que uma semana. “Mas ainda assim é um pouco diferente do que tivemos até agora, quando, na maior parte do Estado, não tivemos mais do que cinco dias seguidos sem chuva”, relata.
Também meteorologista da Somar, Andressa Lorena explica que o cenário esperado para o Rio Grande do Sul é típico da nova estação. “É o verão que traz essas condições. É uma questão de sazonalidade. Nesse período, ocorre a inclinação da Terra, que deixa o Brasil mais próximo do sol. Com isso, temos o predomínio das radiações solares em todas as regiões”, ressalta. “Em novembro, tínhamos a formação de frentes frias que avançavam muito lentamente pelo Estado, trazendo umidade. Agora, podem haver alguns episódios, mas a tendência é que elas (frentes) sigam para o Sudeste”, completa a meteorologista.


FINAL DE ANO
Para quem deseja aproveitar o final do ano nas praias do litoral, a notícia é animadora. De acordo com a Somar, as temperaturas elevadas devem se manter. Em Torres, a média para todo o mês é de 26°C. Em Imbé e Tramandaí, os termômetros podem ficar na casa dos 28,5°C. Já em Capão da Canoa, são esperados 27°C de média. Na Região Metropolitana, grande parte de dezembro terá máxima acima dos 30°C.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela