Coordenadoria da Mulher se mobiliza no combate à violência contra mulher

03/08/2021
(Foto: Divulgação / PMDI)

(Foto: Divulgação / PMDI)

A campanha Agosto Lilás tem como objetivo conscientizar a população pelo fim da violência contra a mulher. No último ano, pesquisa do Instituto Datafolha apontou que uma a cada quatro mulheres acima de 16 anos afirma ter sofrido algum tipo de violência. Na comparação com os dados da pesquisa anterior, houve aumento no número de agressões dentro de casa, de 42% para 48,8%.

Dois Irmãos conta com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a Coordenadoria da Mulher, espaço de defesa dos direitos das mulheres, que orienta e encaminha denúncias de violência de gênero, proporcionando às vítimas assessoramento, acolhida e escuta. “Todas chegam aos serviços devastadas, muitas não acreditam em um novo recomeço. Cabe a nós e a sociedade acolher sem julgamentos”, comenta a coordenadora Ivete Rambo. “Não se omita: se você está sendo agredida ou presenciar uma mulher sendo agredida, denuncie”, acrescenta. Vale lembrar que a escolha de agosto como mês de conscientização faz referência à Lei Maria da Penha (11.340), sancionada em 7 de agosto de 2006.

 

ONDE PEDIR AJUDA

– Brigada Militar: 190

– Central do Atendimento À Mulher: 180

– Delegacia de Polícia: (51) 3564-1190

– CREAS: (51) 3564-8876

– Coordenadoria da Mulher: (51) 3564-8875

– Unidades Básica de Saúde

– Defensoria Pública: (51) 3564-3250

 

TIPOS DE VIOLÊNCIA

A Lei Maria da Penha define cinco formas de agressão como violência doméstica e familiar:

– Violência Psicológica: Humilhação, constrangimento, perseguição, chantagem ou outras atitudes que afetem a saúde mental e a autoestima da vítima.

– Violência Física: socos, tapas, chutes, e demais agressões que causem danos ao corpo da vítima.

– Violência Sexual: atos ou tentativas de relação sexual fisicamente forçadas ou sob coação, mesmo dentro do casamento.

– Violência Moral: qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

– Violência Patrimonial: retenção, subtração ou destruição de objetos, documentos, instrumentos de trabalho e recursos econômicos.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela