Janeiro será de muito calor e pouca chuva no Rio Grande do Sul

03/01/2022
Fonte: GZH / Foto: Octacílio Freitas Dias

Fonte: GZH / Foto: Octacílio Freitas Dias

O primeiro mês de 2022 será de calorão e pouca chuva para os gaúchos. De acordo com o Climatempo, a primeira quinzena de janeiro terá temperatura acima da média e chuva irregular, que deve chegar com maior intensidade somente no segundo período do mês.

Com o fenômeno La Niña dominando os padrões atmosféricos, os três Estados da Região Sul devem sofrer com a irregularidade pluviométrica. Ao longo das semanas, porém, a chuva marca mais presença, ampliando a intensidade na segunda quinzena. Somente no Paraná os acumulados devem ficar ligeiramente acima da média, permanecendo abaixo da média nas demais áreas do Sul. 

A previsão é de calor intenso no Rio Grande do Sul, contudo, o drama dos produtores que são castigados pela estiagem deve ser amenizado na segunda metade do mês. Com o aumento da chuva entre a segunda quinzena de janeiro e a primeira parte de fevereiro, as culturas afetadas podem ter um alívio, principalmente para quem plantou mais tarde. O Climatempo frisa que mesmo com a chuva se regularizando ao longo da segunda quinzena, na média, janeiro será mais quente que o normal. 

 

Primeira semana do ano

A primeira semana do ano terá clima bastante seco. A partir desta segunda-feira (3), o tempo começa a ficar mais instável e provoca temporais em áreas do Oeste e nas faixas Central e Leste. Apesar disso, o tempo segue firme em toda a faixa litorânea do Rio Grande do Sul. Na terça (4), podem ocorrer pancadas de chuva isoladas. A partir de quarta (5), tem a chegada de uma nova frente fria, que avança ao longo do dia e chega a Santa Catarina, deixando o tempo estável, com mais nebulosidade, podendo provocar queda da temperatura. 

 — De segunda-feira em diante, a tendência é de que tenhamos uma redução em comparação com os dias anteriores. Ainda não dá para falar em refresco ou em sensação de frio, mas aquele calorão excessivo já deve dar uma aliviada — explica Daniela Freitas, meteorologista da Climatempo. 

 

Próximos dias – Dois Irmãos

– Terça, dia 4: Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. 21° / 32°

– Quarta, dia 5: Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. 18° / 26°

– Quinta, dia 6: Sol, com pancadas de chuva de manhã e muitas nuvens à tarde. À noite, tempo firme. 17° / 26°

– Sexta, dia 7: Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto. 17° / 28°


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela