Dia de Finados terá celebrações em Dois Irmãos e Morro Reuter

01/11/2021
(Foto: Arquivo JDI)

(Foto: Arquivo JDI)

Nesta terça-feira, 2 de novembro, é Dia de Finados. A Comunidade Católica de Dois Irmãos terá celebrações especiais e, após, bênção das sepulturas nos cemitérios. A Comunidade Evangélica (IECLB) também terá cultos na data. Atendendo a um pedido do Jornal Dois Irmãos, o Pe. Alexsandro Lemos da Silva encaminhou um texto sobre a importância do Dia de Finados. Acompanhe:


 

Pe. Alexsandro Lemos da Silva

 

“Na mesma pedra se encontram, conforme o povo traduz: quando se nasce – uma estrela; quando se morre – uma cruz. Mas quantos que aqui repousam hão de emenda-nos assim: “ponham-me a cruz no princípio... e a luz da estrela no fim”. (Mario Quintana)

 

No dia 2 de novembro recordamos os finados, aqueles que chegaram ao fim do seu tempo na terra. Desde o século V, a Igreja dedica um dia por ano para rezar pelo finados, principalmente pelos que ninguém reza e dos quais ninguém se lembra.

Há uma oração no ritual de exéquias que define toda esperança da vida cristã diante da morte: “na água e no espirito foste batizado(a), o Senhor complete em ti a obra que começou no teu batismo”.  O cristão não vive para a morrer, mas vive na certeza que a vida é transformada em eternidade em Deus, o prefácio eucarístico da missa de finados nos recorda: “Na Verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo, Senhor nosso. Nele brilhou para nós a esperança da feliz ressurreição. E, aos que a certeza da morte entristece, a promessa da imortalidade consola. Senhor, para os que creem em vós, a vida não é tirada, mas transformada”.

Geralmente pensamos a morte fora da vida. Gastar tempo, consumir energia, renunciar a algo, perder: são sinais de que diariamente a vida é como uma vela que se consome para produzir luz. Não duramos eternamente! Na vida há também cansaço em busca de repouso. Depois de uma jornada de trabalho, é preciso descansar. Passado um dia ensolarado, segue o pôr do sol. Os livros tendem ao epílogo e uma novela se desenrola para o último capítulo. Há muita beleza no fim. Os latinos diziam: fins coronat opus (o fim coroa a obra).

 

 

Comunidade Católica – Paróquia São Miguel (Dois Irmãos)

– No dia 02.11, terça-feira, às 8h, haverá missa na Igreja Matriz, no bairro São João, no Vale Direito e no Travessão BR-116. Após estas missas, será dada a bênção das sepulturas nos três cemitérios católicos e no cemitério municipal. Às 9h30 também haverá missa na Igreja Matriz.

 

Atenção!

De acordo com a Lei Municipal 4.977/2021, é proibida a colocação de vasos de flores e adornos, bem como objetos envolvidos com plástico ou papel, que possam acumular água, nos cemitérios da nossa cidade. Os mesmos serão eliminados, sem ressarcimento aos proprietários, nos termos da referida lei. Pedimos a colaboração de todos, para evitar a proliferação de mosquitos que transmitem doenças.

 

Comunidade Católica – Paróquia Imaculada Conceição (Morro Reuter)

– Finados (terça-feira): 8h Centro: Cemitério, 8h São José do Herval, 10h Walachai e Frankenthal, 15h30 Picada São Paulo e Linha Cristo Rei.

 

Comunidade Evangélica (IECLB)

– Dois Irmãos: 02/11 às 8h30.

– Fazenda Padre Eterno:  02/11 às 9h.

– Morro Reuter:  02/11 às 10h.

– Walachai:  02/11 às 10h30.

– Fassbindereck:  02/11 às 15h.

– Padre Eterno Baixo:  02/11 às 16h30.

– Boa Vista do Herval: 02/11 às 18h.

– Picada Verão:  02/11 às 19h.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela