Liga Feminina recebe Medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa

01/08/2019
Voluntárias com o deputado Elton Weber

Voluntárias com o deputado Elton Weber

A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Dois Irmãos foi homenageada com a Medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa. A entrega aconteceu na noite desta quarta-feira (31), na sede da entidade. A proposição partiu do deputado estadual Elton Weber (PSB), que prestigiou a solenidade ao lado de representantes dos três municípios atendidos pela Liga – Dois Irmãos, Morro Reuter e Santa Maria do Herval.
Fundada em junho de 2004, a Liga Feminina completou 15 anos em 2019. Neste período, já atendeu 3.800 pessoas. Só neste ano, de janeiro a julho, 151 pacientes passaram pela entidade. A atual diretoria tem 22 voluntárias, que contam com a parceria de empresas privadas e do poder público. A entidade também realiza vários eventos para angariar fundos, pedágios e venda de camisetas do Outubro Rosa e Novembro Azul. “A medalha é uma forma de dar reconhecimento ao trabalho destas mulheres. Precisamos aplaudir as coisas boas que são feitas, e o melhor disso é o trabalho da Liga Feminina”, afirmou o deputado, elogiando a força do trabalho voluntário na região. “A sociedade civil organizada ajuda o poder público a fazer melhor seu trabalho”, acrescentou. A presidente da Liga, Cláudia Goetz, agradeceu em nome de todos que apoiam a causa. “Nossa gratidão ao deputado. Nós nos sentimos honradas pelo reconhecimento perante a Assembleia Legislativa”, declarou.
Os representantes dos três municípios atendidos pela Liga de Dois Irmãos destacaram a importância das ações desenvolvidas pelo grupo de voluntárias. “Santa Maria do Herval tem um orgulho muito grande do trabalho de vocês. Sabemos o quanto vocês agregam dentro de um contexto que é dolorido”, disse a prefeita Mara Stoffel. O vice-prefeito de Morro Reuter, Airton Bohn, se manifestou em nome da prefeita Carla Chamorro. “Quem tem que agradecer são os municípios por vocês estarem nos ajudando”, comentou. A prefeita de Dois Irmãos, Tânia da Silva, elogiou a dedicação de quem muitas vezes deixa sua família para fazer o bem ao próximo. “A pior frase que alguém pode escutar de um médico é: ‘o exame não saiu como nós queríamos que fosse’. Nesses momentos, muitas vezes é alguém da Liga que estende a mão. A doação maior não é a ajuda material, mas a doação do sentimento”, declarou.


FILA DA ONCOLOGIA
Além de agradecer pela homenagem, a prefeita Tânia aproveitou a presença do parlamentar para lembrar as dificuldades que os municípios enfrentam na hora de encaminhar pacientes com câncer. “É desumano a pessoa receber o diagnóstico e ter que esperar mais de 90, às vezes mais de 120 dias pelo primeiro atendimento em oncologia. Esse atendimento deveria ocorrer no máximo em 30 dias”, afirmou. Após os pronunciamentos, a diretoria da Liga entregou um presente ao deputado Elton, que agradeceu.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela