Chuva acima da média deve marcar o mês de agosto

01/08/2019
Fonte: GaúchaZH

Fonte: GaúchaZH

A chuva, que esteve presente durante o final de julho no Estado, deve continuar dando as caras em agosto. O que se espera para o mês que se inicia é uma precipitação acima da média, causada pela presença do El Niño no Oceano Pacífico, que passa por um fraco processo de enfraquecimento com o passar dos dias.
Já em relação à temperatura, uma nova massa de ar polar atinge o Rio Grande do Sul nas primeiras semanas de agosto, deixando o clima bastante frio e favorecendo episódios de neve e geada nos pontos mais altos do Estado. De acordo com a Somar Meteorologia, à medida que o fim do oitavo mês do ano se aproxima, o clima volta a esquentar e as temperaturas ficam acima da média no Rio Grande do Sul.
No mês que se encerrou, o que chamou a atenção foi uma intensa massa de ar polar que desde 2013 não era sentida de forma tão intensa. O frio atingiu o Centro-Sul do país no final da primeira semana de julho e causou neve e chuva congelada para os pontos mais altos, além de geadas. Ainda assim, a temperatura mínima ficou dentro do normal do que é esperado para a época.


PRÓXIMOS DIAS
Nesta quinta-feira (1º), a chuva retorna para todo o Rio Grande do Sul com a passagem de mais uma frente fria. No oeste e sul do Estado, o tempo fica mais fechado e com acumulados elevados. Paralelamente, de acordo com a Somar Meteorologia, o ar frio continua e derruba a sensação térmica. 
A condição para precipitação persiste em grande parte do Estado na sexta-feira (2). Ao fim do dia, a chuva leve, combinada com a grande queda na temperatura, gera condição para neve na Serra. Em todo o centro-norte do Rio Grande do Sul, o tempo fica fechado e com risco de chuva a qualquer hora do dia. Nas demais áreas, a precipitação é mais isolada.


(Foto: Octacílio Freitas Dias)


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela