Moradores devem evitar desperdício de água neste período de estiagem

01/04/2020
Falta de chuva começa a preocupar

Falta de chuva começa a preocupar

A falta de chuva segue preocupando a população e as autoridades locais. Por isso, a colaboração de todos é importante para evitar o desperdício. 
Nesta segunda-feira (30), o chefe do Departamento de Meio Ambiente de Dois Irmãos, Álan Kuhn, esteve acompanhando a situação do Arroio Feitoria. A prefeitura publicou um vídeo nas redes sociais e postou dicas de como fazer uso da água com responsabilidade.
- Estamos vivendo um período bem crítico, bem complicado em função do coronavírus, mas a gente não pode esquecer a estiagem que estamos vivendo no nosso Estado. O Arroio Feitoria está com o nível extremamente baixo. Por isso, venho pedir a colaboração de todos vocês, para que façam uso racional da água. Vamos evitar lavar calçada, lavar carro e lavar telhado com água potável. Se todo mundo trabalhar junto, a gente vai conseguir evitar a falta de abastecimento – afirmou Álan.


DICAS IMPORTANTES
- Evitar lavar veículos, telhados e calçadas.
- Não deixe a torneira aberta enquanto lava a louça ou a roupa.
- Evite banhos longos e procure se ensaboar com o chuveiro desligado.
- Feche a torneira ao escovar os dentes.
- Opte por vassoura e balde para lavar o quintal.
- Use o regador para molhar as plantas nos horários de menos incidência de sol.
- Coloque o máximo de roupas na máquina a cada lavagem.
- Regule as válvulas de descarga.
- Fique de olho em vazamentos e torneiras pingando.


*
Preocupação também em Morro Reuter
Como o abastecimento em Morro Reuter também depende da produção de água em Dois Irmãos, a prefeitura postou nas suas redes sociais um vídeo do gestor da Corsan, Oneide Castro, chamando atenção para o momento delicado vivido por todos. Cada um pode fazer a sua parte para evitar futuros desabastecimentos.
- Estamos passando por um período muito difícil com o coronavírus. Venho fazer um apelo importante, pois temos uma estiagem prolongada, o nível do rio encontra-se muito baixo. Esse não é o momento de lavarmos calçadas, veículos, telhados e molharmos jardins. Vamos guardar a água para usar no que realmente é necessário. Quero lembrá-los que o coronavírus se propaga pelas mãos, então são as mãos que devem estar limpas. O consumo consciente é muito importante. Evite desperdício de água – afirmou o gestor Oneide. 


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela