Rio Grande do Sul deve ter pouca chuva e temperaturas altas em março

01/03/2022
Fonte: GZH / Foto: Octacílio Freitas Dias

Fonte: GZH / Foto: Octacílio Freitas Dias

O mês que marca a chegada do outono, estação característica pelas quedas de temperatura na região Sul do país, ainda terá dias de calor e de pouca chuva no Rio Grande do Sul. De acordo com a Climatempo, março dever ter chuva irregular e abaixo da média, e as temperaturas seguirão altas, especialmente nas regiões que fazem fronteira com a Argentina e com o Uruguai.

Isso porque o Rio Grande do Sul ainda se encontra sob efeito do resfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico, ou seja, o La Niña. Esse fenômeno modifica o padrão de circulação dos ventos, impactando no padrão de chuva e temperatura da região Sul. Segundo a meteorologista da Climatempo Daniela Freitas, com o fim do verão se aproximando, a tendência é de que o resfriamento das águas comece a enfraquecer, mas os efeitos ainda poderão ser sentidos pelos gaúchos. Por conta disso, em março, grande parte do Rio Grande do Sul deverá ter pancadas de chuvas isoladas e irregulares, divididas entre janelas de tempo firme, fazendo com que o mês feche com volume de chuva abaixo da média mais uma vez. A exceção é o Extremo Sul, que deve ter chuva dentro do esperado. 

— Vai ter períodos de pancadas irregulares, mas vão estar intercaladas com grandes janelas de tempo firme, o que é insuficiente para a recuperação das lavouras. A tendência, de um modo geral, é essa, chuva abaixo da média. Com exceção do Extremo Sul que, por influência de troca de umidade vinda do mar, terá um pouco mais de chuva persistente — explica Daniela.

 

Calor

Os modelos meteorológicos indicam que as temperaturas seguirão altas, sobretudo na Região Central, na Fronteira Oeste e em parte da região Noroeste, que deverão registrar temperaturas entre 1°C a 2°C mais altas do que o normal. Em Uruguaiana, por exemplo, que tem temperatura média máxima de 29,3°C para esta época do ano, pode chegar a 31,9°C. De acordo com Daniela, esse fenômeno está diretamente associado à baixa de chuva.

Por outro lado, na Campanha, Extremo Sul, Litoral, Norte, Serra e Região Metropolitana, a tendência é de que as temperaturas fiquem na média, fazendo calor, mas dentro do esperado para a época. Em Porto Alegre, a temperatura média máxima para março é de 29,1°C. Já em Torres, é de 26,9°C.  

 

Primeiros dias do mês

De acordo com a Climatempo, há alerta de temporal para a primeira semana de março. As instabilidades avançam mais sobre áreas do Norte, e a chuva forte se concentra principalmente sobre as regiões mais próximas a Santa Catarina. Conforme a frente fria avança, a massa de ar seco volta atuar a partir de terça-feira (1°), e deixa o tempo firme no Sul do Estado, pelo menos até o fim desta semana. Na Capital e nas demais áreas, ainda haverá períodos de chuva, com risco de raios e rajadas de vento.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela