DOIS IRMÃOS – Acidentes têm redução de 31% em cinco anos

01/03/2022
Levantamento do Departamento de Trânsito refere-se a ocorrências dentro da cidade, não inclui BR-116 (Foto: Arquivo JDI)

Levantamento do Departamento de Trânsito refere-se a ocorrências dentro da cidade, não inclui BR-116 (Foto: Arquivo JDI)

No dia 23 de fevereiro foi realizado o primeiro encontro sobre temáticas populares, uma iniciativa da Câmara de Vereadores de Dois Irmãos. Com o tema “Trânsito: Lombadas, sinalização e fiscalização”, o presidente Ramon Arnold (PP) recebeu Mauro Agostini, chefe do Departamento de Trânsito e Mobilidade Urbana, e Ricardo Schiavon, especialista e sócio-diretor da RS Arquitetura, Planejamento Urbano e Assessoria de Trânsito Ltda., que presta serviços para o município.

Inicialmente, Mauro fez uma breve explanação sobre a função do seu departamento.

– O Departamento de Trânsito é responsável por transporte coletivo, individual, de passageiros; a questão de tarifas e itinerário; a questão de sinalização, pinturas e semáforos; rotas escolares, laudos dos veículos do município, a questão de emplacamentos dos veículos de aluguéis e fornecimento de papéis para exatoria dos veículos que têm concessão no município. Um exemplo são os nossos taxistas: hoje, temos 15 proprietários de táxi e sete substitutos, que trabalham para esses taxistas. Também temos cadastrados, com alvará de aplicativo, 12 motoristas – informou.

Ele ainda trouxe números e dados estatísticos. Dois Irmãos conta com uma frota de 20.311 veículos e soma 18.015 condutores. Em relação ao número de acidentes dentro da cidade (não inclui BR-116), houve redução de 31% entre 2017 e 2021.

– Para quem está no dia a dia do Departamento de Trânsito, esse dado é significativo. A gente está feliz com o que vem conseguindo; é uma grande vitória para nós – comentou.

Mauro também comentou sobre as rotatórias – hoje são 11 no município.

– Dentro do mecanismo de regramento, é o que a gente tem de melhor. A rotatória dá ao usuário o momento ideal para fazer a conversão, desde que ele saiba usar. Às vezes o pessoal diz que as sinaleiras são melhores, pois elas dão o momento ideal de passar; na rotatória depende um pouco mais do condutor. Mas nos estudos que fazemos sobre rotatórias, a gente leva em consideração os acidentes e a questão de fluxo de veículos – explicou.

 

ACIDENTES NA CIDADE

2017 – 263 acidentes / 1 morte

2018 – 248 acidentes / 1 morte

2019 – 225 acidentes / 1 morte

2020 – 170 acidentes / 0 morte

2021 – 181 acidentes / 2 mortes


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela