Crianças recebem consulta oftalmológica e óculos de graça em Dois Irmãos

31/05/2022
Foram atendidas 60 crianças

Foram atendidas 60 crianças

Uma ação solidária foi realizada na semana passada em Dois Irmãos. Foram oferecidos triagem, consultas oftalmológicas e óculos gratuitamente para os estudantes que tivessem a necessidade. A ação foi realizada por meio de uma parceria entre o Grupo Herval, Re.turn e Óticas Diniz, sendo a sede no Centro de Ensino Conecta. Apesar de a oferta ter sido feita para as escolas e contraturnos da cidade, apenas o contraturno Conecta participou com todos os seus 100 alunos.

O gestor do Centro de Ensino Conecta, Rubymar Marthyns, não entende porque não houve a adesão das demais instituições de ensino. “Eles chegaram até nós através da prefeitura. Imediatamente aceitamos o desafio de servir como sede. O que nos deixou tristes é que muitas crianças vão deixar de ter esse benefício, porque outras escolas não aderiram ao projeto. Até o transporte este pessoal estava oferecendo. Pelo menos o pontapé inicial já tivemos, e esperamos poder ampliar isso no futuro”, disse ele. Mesmo sem as demais escolas, dos 100 alunos do contraturno, 60 precisaram passar para a consulta com a Dra. Barbara Lothhammer.

 

Oftalmologista voluntária atendeu 60 crianças

No primeiro dia de exames, de 30 alunos avaliados, 16 precisavam usar óculos. “Muitas vezes a criança está se queixando de dor de cabeça, coça muito os olhos. Esses são sintomas que podem indicar que ela precisa de óculos. Utilizar óculos pode incentivar a criança a estudar, pois muitas vezes ela está estudando e surge a dor de cabeça, então ela acaba se dispersando com qualquer outra coisa”, explica a oftalmologista.

Para a maioria das crianças atendidas, que tinham entre 4 e 12 anos, esta foi a sua primeira consulta oftalmológica. De acordo com Barbara, os exames devem ser feitos nos bebês, com seis meses, depois um ano de idade e devem ser repetidos sempre uma vez ao ano. Dessa forma, é possível prevenir o aparecimento de muitas alterações com a avaliação.

 

Ótica Diniz auxilia com doações dos óculos

Este projeto acontece pela primeira vez em Dois Irmãos. Todos os alunos que necessitam de óculos serão presenteados pela Ótica Diniz com a armação e as lentes que precisam.  “Nem todas as crianças têm acesso a um profissional para fazer essa consulta, muito delas não têm acesso aos óculos, que é uma coisa muito importante. Nessa fase de desenvolvimento escolar é essencial abrir as portas para infinitas possibilidades através da visão”, destaca Jaqueline Andre Motta, gerente comercial da loja. A entrega dos óculos vai acontecer aproximadamente daqui a 10 dias úteis, sendo esse um momento muito esperado e de muita festa.

 

(Por Giordanna Benkenstein Vallejos)


Médica voluntária e equipe da Ótica Diniz: Deivid Alexsander Silveira, Barbara Lothhammer, Jaqueline Andre Motta e Norton Carpes da Silva Neto


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela