Média diária de registros de mortes por covid-19 no RS cai 8,5% em uma semana

29/08/2020
Fonte: GaúchaZH

Fonte: GaúchaZH

A média diária de mortes por covid-19 caiu 8,54% entre o dia 22 e esta sexta-feira (28). No período, foram registrados 47,43 óbitos a cada 24 horas, em média — na semana de 15 a 21, eram 51,86. Os cálculos são realizados por GaúchaZH a partir de dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES). 
Em relação aos novos casos, há aumento na média móvel diária. Nos últimos sete dias, foram comunicadas 2.448,43 infecções a cada 24 horas, em média. Ou seja, 75,68% a mais do que no intervalo anterior (15 a 21), quando houve 1.393,71 registros de contaminações. O resultado para o registro de novos casos sofre interferência de uma falha na inclusão de informações no sistema nacional, que ocorreu em pelo menos dois dias (20 e 21). Com isso, as infecções de uma data foram somadas e incluídas em datas posteriores. Por isso, uma semana tem um número bastante menor de contaminações em relação ao período seguinte, o que interfere na análise por semanas móveis.
A chamada média móvel, calculada por GaúchaZH, é uma variável recomendada por especialistas para analisar o andamento da pandemia de forma mais precisa. Em vez de comparar apenas um dia com outro, analisa-se um período mais amplo com o imediatamente anterior. No caso, sete dias. O método reduz distorções causadas por atrasos em notificações em fim de semana, quando menos testes são processados por laboratórios. 

 


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela