Variante indiana foi detectada em pelo menos 17 países, diz OMS

28/04/2021
Fonte: France Presse

Fonte: France Presse

A variante indiana do novo coronavírus foi detectada em “pelo menos 17 países”, anunciou a Organização Mundial da Saúde (OMS) na terça-feira (27). A nova cepa do vírus é suspeita de ser a responsável pela segunda onda de casos na Índia, que mergulhou o país em uma grave crise sanitária.

Conhecida como B.1.617, a variante indiana foi detectada em mais de 1,2 mil sequências de genoma em “pelo menos 17 países”, segundo a OMS. “A maioria das sequências carregadas para o banco de dados GISAID vem da Índia, do Reino Unido, dos Estados Unidos e de Cingapura”, afirmou a OMS em seu relatório semanal sobre a pandemia. Nos últimos dias, a variante também foi detectada em vários outros países europeus, como Bélgica, Grécia, Itália e Suíça. O estudo preliminar da OMS, com base nas sequências fornecidas ao GISAID, indica que a “B.1.617 tem uma taxa de crescimento mais alta do que outras variantes que circulam na Índia, sugerindo que é mais contagiosa”.

 

Mais contagiosa e letal?

A OMS classificou recentemente a cepa indiana como uma “variante de interesse”, não como “variante preocupante”. Se fosse classificada como “preocupante”, significaria que ela é mais perigosa (mais contagiosa, mais letal e capaz de resistir a vacinas). As variantes “preocupantes” (VOCs) são as cepas brasileira, britânica e sul-africana.

A cepa indiana ainda provoca dúvidas. Segundo a OMS, o recrudescimento da pandemia na Índia também pode ser devido a “outros comportamentos”, como o não cumprimento de restrições sanitárias e o elevado número de aglomerações. A organização diz não saber se o maior índice de mortes no país se deve ao fato de a cepa ser mais agressiva, à situação do sistema de saúde indiano ou a ambos. A organização destaca que outras variantes que circulam também são altamente contagiosas e que a combinação de fatores “pode ter um papel na reativação de casos” no país. A OMS ponderou que “são necessárias investigações adicionais” urgentes sobre o contágio, a gravidade e o risco de reinfecção da variante indiana, para entender seu papel na crise de saúde no país.

 

2ª onda na Índia

A Índia enfrenta uma explosão de casos e mortes e quebrou o recorde mundial de novos infectados em 6 dos últimos 7 dias. Além de registrar 360.927 novos infectados nesta quarta-feira (28), o país se tornou o 4º do mundo a ultrapassar as 200 mil mortes causadas pelo vírus. Até então, só Estados Unidos, Brasil e México haviam superado a marca.

Foram 3.293 óbitos nas últimas 24 horas, um novo recorde diário, e pelo 3º dia seguido a Índia foi a nação com mais vítimas da Covid-19 no mundo, à frente do Brasil. Foi o 7º dia seguido com mais de 300 mil novos casos, o que fez o país registrar mais de 2,3 milhões de infectados na última semana.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela