Vereador reforça convite para audiência pública sobre o Plano Diretor

25/08/2021
(Foto: Octacílio Freitas Dias)

(Foto: Octacílio Freitas Dias)

Ramon Arnold (PP) aproveitou seu espaço na tribuna, na sessão de segunda-feira (23), para reforçar a importância da participação da comunidade na audiência pública sobre a revisão do Plano Diretor de Dois Irmãos. O encontro será nesta quinta-feira (26), no Espaço Cultural Antiga Matriz, com primeira chamada às 18h e abertura dos trabalhos às 18h10 com qualquer número de presentes e respeitando as regras sanitárias em vigor.

– O Plano Diretor é o que rege os padrões construtivos e as definições do que Dois Irmãos vai ser. Níveis de prédios, zoneamento, recuos, tudo isso passa pelo Plano Diretor. Estive com o secretário de Planejamento (João Jordan da Silva), e ele me mostrou uma série de situações, nos bairros principalmente, de casas construídas sem qualquer tipo de licença, onde invadem o recuo público. Como vamos resolver essas situações? Nosso colega Edinho (Ederson Bueno) fez o encaminhamento e conseguiu emendas para asfaltamento de ruas, mas existe uma lei federal que exige que, para ser asfaltada, a rua tenha calçada. É um grande problema, pois os bairros não estão preparados com calçadas, e se não existe calçada o governo federal não faz o envio do recurso – alertou.

Por fim, o vereador conclamou todos os interessados na discussão:

– Que você, dois-irmonense, acompanhe, participe e tome pé da situação e coloque sua opinião para que possa cobrar da gente as melhores soluções. Algumas vão mexer no bolso, mas serão para o bem de todos – concluiu.

 

Situação do antigo prédio do Fórum

Paulino Renz (PDT) cobrou a utilização do prédio onde funcionava o Fórum de Dois Irmãos e que pertence ao município.

– Estamos pagando aluguel e mais aluguel, e o prédio parado. Se custa R$ 100 mil ou R$ 200 mil para reformar, que seja reformado – comentou.

Ederson Bueno (MDB) afirmou que a prefeitura está tratando do assunto.

– Ali já foi montada toda a estrutura para que se tenha um SINE, onde era a antiga Câmara de Vereadores, e parece que começa a funcionar a partir de outubro.

O colega Ramon Arnold (PP) lembrou que o prédio foi devolvido oficialmente ao município apenas no mês de junho

– Logo após foi feito o depósito de um valor de restituição pela utilização do Fórum, e esse valor vai ser utilizado para reforma, para colocação de serviços públicos ali muito em breve.

 

Retorno às aulas 100% presenciais

Darlei Kaufmann (PSB) voltou a destacar a importância do retorno às aulas 100% presenciais e elogiou o trabalho da Secretaria de Educação. A retomada total na rede municipal de ensino se dará de forma gradativa até o início de setembro.

– Precisamos do apoio dos pais para que acreditem na ciência, para que acreditem nas vacinas, e auxiliem neste processo de retorno e readaptação das crianças e jovens nas nossas escolas; para que juntos, escola, famílias e município, possamos aos poucos preencher a imensa lacuna deixada pela falta das aulas presenciais – declarou.

Ederson Bueno (MDB) concordou com o colega:

– A gente sabe o quanto esse afastamento prolongado das crianças das escolas impactou no aprendizado e o quanto pode gerar de desigualdade social, o quanto pode gerar de dificuldades para esses meninos depois estarem se inserindo no mercado de trabalho. Então, é importantíssimo que a gente comemore esse retorno.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela