Lançamento do Memorial da Antiga Matriz encanta comunidade

24/03/2022
Painel é uma forma interativa de aprendizado sobre o espaço

Painel é uma forma interativa de aprendizado sobre o espaço

Em um ambiente com mais de 100 anos de história, os vitrais coloridos da Antiga Matriz de São Miguel destacam-se pelas luzes do evento, assim como cada canto ornamentado do espaço. Com olhar atento, percebe-se uma riqueza de detalhes, mantidos graças ao esforço coletivo da comunidade de Dois Irmãos.

A história foi preservada com a transformação em Espaço Cultural e elevada com a inauguração do Memorial Antiga Igreja Matriz de São Miguel na noite de sábado (19). A abertura ocorreu com apresentação da Caxias Ensemble Orchestra, seguida pela fala da coordenadora do espaço, Vera Rausch. O vice-prefeito Juarez Stein destacou que o momento era uma homenagem a todos que, de alguma forma, trabalharam pela preservação da memória da cidade e da região. E lembrou a importância da criação de leis que definiram o tombamento de imóveis em Dois Irmãos, há cerca de 20 anos. “Não fosse aquela mobilização, provavelmente hoje não teríamos cerca de 27 imóveis tombados para manter a história da nossa comunidade”, acrescentou.

O historiador Rodrigo Santos apresentou detalhes do trabalho, como a forma de organização das informações pesquisadas. A arquitetura do site e do acervo digital, oferecido no totem instalado no Espaço Cultural, divide as informações entre a história da igreja e, mais tarde, do espaço. As museólogas Dóris Couto e Leila Pedrozo explanaram sobre o formato da exposição física, com peças que representam todo o acervo dispostas em mobiliários especiais no mezanino da Antiga Matriz. Todos refletiram em seus discursos a relevância do espaço para o município de Dois Irmãos.

 

Sobre o novo memorial

O memorial está distribuído em três andares, sendo o primeiro com expositores fixos sobre a cronologia do local e um totem interativo com o mesmo propósito educativo. No segundo piso estão expostos itens utilizados na antiga igreja, como bíblias e trajes religiosos. Do segundo piso é possível ter uma vista mais ampla do espaço cultural. Com acesso por uma escada em espiral, o terceiro tem um ar de mistério e também faz parte da exposição, pois antigamente era o local do contrapeso do sino da igreja.

O memorial estará disponível para visitação a partir do mês de abril, todos os sábados e domingos à tarde. Grupos e escolas podem agendar um horário com visitação guiada. Para mais informações, acesse o site https://memorial.espacoculturalantigamatriz.com.br/.


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela