Prefeito Jerri analisa momento da pandemia e as novas restrições

24/02/2021
Ele esteve com os vereadores nesta segunda (Foto: Divulgação / Câmara)

Ele esteve com os vereadores nesta segunda (Foto: Divulgação / Câmara)

A pedido da redação do JDI, o prefeito Jerri Meneghetti analisou nesta terça-feira (23) a manutenção da Região 7 (Novo Hamburgo) sob bandeira preta e no sistema de cogestão, o que possibilita a adoção de protocolos da bandeira vermelha.

– Nossa região foi classificada como bandeira preta, assim como a maioria das regiões do Estado. Isto significa que, embora nossos índices tenham se mantido estáveis, a região em que estamos inseridos, de acordo com a classificação do Estado, apresenta índices alarmantes tanto em avanço de casos quanto em ocupação de leitos. Portanto, mesmo estando abaixo da média regional, precisamos cumprir as mesmas regras – afirma.

Ele destaca que foi possível flexibilizar as restrições da bandeira preta através do esforço da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (AMVARS).

– Mas, para que isso fosse possível, foram impostas algumas condições inegociáveis pelo Governo do Estado: fechamento de todos os estabelecimentos não essenciais no período entre 20h e 5h e aulas não presenciais para alunos a partir do 3° ano do ensino fundamental. Da educação infantil (incluindo crianças atendidas pela FADI) até os alunos do 2º ano do ensino fundamental foi possível retomar as aulas presenciais – observa Jerri.

 

DEPENDE DE TODOS

O prefeito lembra que a manutenção do funcionamento da maioria dos segmentos, neste momento crítico, depende de toda a população.

– Caso contrário, provavelmente teremos mais restrições, situação em que a possibilidade de reverter será remota. Então, pedimos para que as novas regras sejam cumpridas por todos. Com isso, evitaremos maiores restrições nos serviços e a nossa economia poderá continuar se movimentado, pois o nosso desafio é justamente buscar esse equilíbrio entre saúde e economia, pois no nosso ponto de vista ambas precisam andar juntas, uma depende da outra. Se tudo correr bem, em poucos dias poderemos voltar a uma classificação mais flexível, possibilitando o funcionamento mais amplo e de mais atividades, mas sempre protegendo nosso bem maior que é a vida – comenta.

 

SITUAÇÃO NO RS E EM DOIS IRMÃOS

Jerri reconhece que o Rio Grande do Sul vive o momento mais grave da pandemia.

– Infelizmente estamos atingindo níveis extremos no avanço das contaminações e no limite da capacidade de atendimento hospitalar e disponibilidade de leitos para tratamento de Covid. A situação realmente é preocupante, principalmente devido a característica que os pacientes têm apresentado recentemente, com uma permanência maior em tratamento hospitalar e, em consequência, com os leitos mais tempo ocupados. Além disso, obviamente, o número de óbitos que não tem recuado – destaca.

A situação de Dois Irmãos é considerada mais estável.

– Tivemos um pico bastante preocupante em dezembro, quando o município chegou a registrar 463 novos casos, mas que recuou em janeiro para 242 novos casos. Até a última sexta-feira (19), havíamos registrado 201 casos ao longo do mês de fevereiro, indicando que será muito parecido com o mês de janeiro, já que estamos na última semana. Não estamos com lotação nos leitos Covid do hospital, temos respiradores em quantidade acima da média para o suporte a pacientes que aguardam transferência para UTIs – comenta Jerri.

No entanto, o movimento na área da saúde vem aumentando.

– O que tem chamado a atenção nos últimos dias é a grande procura pelo atendimento específico Covid na Urgência/Emergência do hospital. O tempo de espera para o atendimento tem aumentado muito devido a grande demanda de pacientes. Já estamos buscando soluções para isso e estudamos a possibilidade de incluir mais um médico plantonista temporariamente até a procura diminuir. Isso deve ocorrer em breve – adianta o prefeito, que também responde interinamente pela Secretaria da Saúde.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela