
Solenidade ocorreu nesta quarta
Anunciando a chegada da Semana da Pátria 2023, o município de Dois Irmãos recebeu, na manhã desta quarta-feira (23), no Corpo de Bombeiros, o Fogo Simbólico, trazido pela Liga da Defesa Nacional do Rio Grande do Sul.
Representando o órgão, César Valmor Cordeiro destacou que durante os cinco dias da 86ª Corrida do Fogo Simbólico, evento responsável por espalhar o símbolo pelo estado, eles percorrerão mais de 300 cidades. “Temos a grata satisfação de sentir, na expressão de cada um, jovem, adulto, autoridade, o orgulho de serem brasileiros e poderem demonstrar o seu amor à pátria”, disse ele, destacando a importância deste momento histórico. “Que esta chama sirva para iluminar e apontar a direção da decência na mente de cada um de nós, com a honestidade que deve pautar o comportamento público e privado dos nossos compatriotas”, completou.
Secretária de Educação, Denise Maldaner destacou que o Fogo Simbólico será guardado no Corpo de Bombeiros e a partir do dia 1º de setembro, quando ocorre a abertura da Semana da Pátria, percorrerá também as escolas do município, reforçando o espírito de patriotismo nos espaços educacionais. “Com esta chama viva, incentivamos nossos estudantes a seguirem firmes, amando a sua pátria e fazendo o melhor possível como cidadãs e cidadãos brasileiros”, destacou, convidando a todos para prestigiar a Semana da Pátria e em especial o Desfile Cívico de 7 de Setembro.
Prefeito em exercício, Juarez Stein destacou o tema nacional deste ano, que é “Centenário do falecimento de Ruy Barbosa de Oliveira: Águia de Haia”. “Vivemos tempos delicados. Há uma polarização ideológica neste país, que não vai fazer bem e não faz bem a ninguém. É como brigar à beira do precipício: se cairmos, nos machucamos todos”, disse ele, destacando que este é o momento de as lideranças políticas refletirem, inspiradas na figura de Ruy Barbosa de Oliveira.
“Foi um homem de currículo extraordinário. Depois de décadas e décadas, chega-se à conclusão de que ele é o maior dos brasileiros”, completou, relembrando, ainda, o tema municipal, que é “Gerações e etnias fazendo a história: rumo ao Bicentenário”.
Guarda do Fogo Simbólico
– 23 de agosto a 3 de setembro: Corpo de Bombeiros
– 4 de setembro: Escola Municipal Primavera
– 5 de setembro: Escola Municipal Matheus Grimm
– 6 de setembro: Escola Municipal Felippe Alfredo Wendling
– 7 de setembro: Corpo de Bombeiros