MOPEDI reúne mais de 40 projetos em Dois Irmãos

22/08/2019
Projetos estão sendo avaliados por um grupo formado por 50 profissionais

Projetos estão sendo avaliados por um grupo formado por 50 profissionais

Reunindo trabalhos que se destacaram em feiras internas, ocorre nesta quinta e sexta-feira, dias 22 e 23 de agosto, a 1ª Mostra de Projetos das Escolas de Dois Irmãos (MOPEDI). Ao longo destes dois dias, 44 projetos estão expostos no Ginásio Arno Nienow, no bairro Navegantes, e poderão ser visitados por toda a comunidade. Os três melhores receberão credencial para a MOSTRATEC JR, prevista para acontecer de 22 a 24 de outubro, na FENAC, em Novo Hamburgo; e dois trabalhos (Educação Infantil e Ensino Fundamental) receberão credencial para a Multitec, da escola estadual técnica Affonso Wolf, que ocorre no dia 5 de outubro.
Durante a abertura oficial do evento, que ocorreu na manhã de hoje, a Secretária de Educação, Denise Maria Maldaner, destacou que a realização da MOPEDI foi uma das metas traçadas no início de 2018. “Nosso objetivo era enaltecer o trabalho e estudo de professores e alunos”, reforçou, contando que a Mostra vinha sendo pensada desde o ano passado. “Parecia ser muito longe, e agora, 22 de agosto, estamos realmente concretizando a nossa MOPEDI”, disse Denise, agradecendo e parabenizando a todos os envolvidos na organização. “Um agradecimento especial à prefeita Tânia (da Silva) e ao vice Jerri (Meneghetti), por acreditarem no que nós, educadores, almejamos para os nossos alunos”, completou. 
Com o desejo de que a Mostra se fortaleça cada vez mais, a prefeita Tânia da Silva ressaltou a importância da participação das famílias ao longo do evento. “Eu quero que convoquem os pais, avós, padrinhos, as famílias de vocês, para que venham e prestigiem os seus trabalhos; eles são muito mais importantes do que qualquer avaliador que passar por aqui”, disse Tânia. 


COMISSÃO ORGANIZADORA
Após meses de muito trabalho, a Comissão Organizadora, formada por Bruna Fernanda Utzig Immig, Ivana Soligo Collet, Carmen Royer, Cristina Stoffel Görgen, Joceline Mausolff Grübel e Dirce Maria Sausen, acompanhou, orgulhosa, a abertura da Mostra. 
Coordenadora do grupo, Bruna falou da dedicação dos alunos no desenvolvimento dos projetos, o que engrandece a iniciativa. “Estas crianças e jovens tiveram a coragem e a ousadia de ir além do já conhecido. Através de seu trabalho dentro da sua realidade local, descobriram coisas que nenhum pesquisador jamais utilizou como objeto de pesquisa. Isto é ciência hoje”, destacou ela, ressaltando a atuação das escolas neste processo. “Nos orgulha termos chegado a este momento, pois percebemos o movimento das escolas em trabalhar dentro de uma metodologia em que o aluno é mais ativo, por projetos e através da pesquisa. A Mostra Municipal é um espaço para tornar visível este trabalho para a comunidade e também para promover a troca de conhecimento, de descobertas”, finalizou. 
Nesta sexta-feira a MOPEDI ocorre das 8h às 20h. Vale a pena a visitação. São mais de 100 alunos trocando conhecimento sobre os mais diversos assuntos, entre eles depressão na adolescêndia, homossexualidade e preconceito, abandono e envenenamento de animais, ética jornalística, acessibilidade para cadeirantes, massinha de modelar comestível, saúde das crianças no outono e incidência do câncer na cidade. 


Denise, Joceline, Dirce, Bruna, Tânia, Carmen, Ivana e Cristina


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela