Aprovado reajuste de 14,49% para os servidores públicos municipais

22/03/2022
(Foto: Divulgação / Câmara)

(Foto: Divulgação / Câmara)

Os vereadores de Dois Irmãos aprovaram nesta segunda-feira (21), por unanimidade, os projetos de Lei referentes ao dissídio dos servidores públicos municipais. A revisão geral anual da remuneração da categoria, a contar de 1º de março, será de 10,49%, considerando a média entre o INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor e o IPCA– Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, verificados no período de janeiro de 2021 a janeiro de 2022, mais 4% de aumento real, totalizando 14,49%.

O reajuste vale para servidores ativos, inativos e pensionistas, empregados públicos e estagiários do Poder Executivo, além de servidores e estagiários do Poder Legislativo. Também foi aprovado aumento no vale-alimentação e refeição, que passará de R$ 16,16 para R$ 22,22. Por fim, a Câmara ainda aprovou o reajuste de 10,49% nos subsídios de prefeito, vice, secretários e vereadores.

Para o presidente Ramon Arnold (PP), o percentual aprovado ficou dentro da realidade.

– Fiz um breve levantamento e vi que esse índice é compatível com áreas do setor privado, como os setores moveleiro e calçadista, entre outros – afirmou.

O líder de governo Elony Nyland (MDB) também considerou justo o reajuste do Executivo.

– Penso que chegou num valor que o município realmente tem condições de pagar, e não aqueles 26% reivindicados que eu já havia falado semanas atrás, quando recebi vaias aqui e muitos jogaram para a torcida e foram aplaudidos. Mas é questão de democracia, e eu não gosto de iludir. A gente tem que ser real e consciente do que está fazendo aqui. É meu quinto mandato e sei como funciona o orçamento do município – comentou.

Segundo Sheila da Silva (PT), a expectativa inicial era outra.

– Eu esperava que não se reduzissem os salários dos servidores municipais e que se recompusesse o valor de compra que os salários tinham em 2020. Esperava que ao menos a gente pudesse garantir a reposição integral da inflação acumulada nos últimos dois anos. O percentual de 14,49% pode ser bom, mas na prática significa que os servidores passarão a receber menos do que recebiam em 2020. Também tinha uma expectativa de reclassificação dos salários das merendeiras e serventes que fazem a limpeza. Espero que isso ainda aconteça – pontuou a vereadora.

 

TRIBUNA POPULAR

Antes da sessão, o espaço da tribuna popular foi usado pelo presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Dois Irmãos, Álvaro Jacó Rabaioli (foto abaixo).

– A gente veio fazer um agradecimento a toda estrutura do município e principalmente aos colegas que participaram das mobilizações que o sindicato promoveu. A gente também agradece o envolvimento da comunidade, porque houve sim um envolvimento direto da comunidade na nossa luta – declarou.

Ele destacou que a comissão de dissídio manteve o diálogo em alto nível.

– Nossa campanha salarial tentou recuperar todo o período em que não tivemos reajuste. Pegamos de março de 2020 até fevereiro deste ano e tentamos recuperar a inflação, mas não ocorreu. O município nos atendeu em parte, mas não chegou a contemplar um índice inflacionário somando-se todo esse período de dois anos. Também conseguimos outras situações que não envolvem dinheiro. É o caso dos professores, que há tempos nos trouxeram uma demanda sobre os concursos de 25 horas semanais. Segundo informações que nos traziam, era impossível ter dois concursos de 25 horas. Foi pedido para que não se realize mais concursos de 25 horas, e o município irá atender. Conforme nos passaram, o próximo concurso será de 22 horas ou de 40 horas semanais – concluiu, lembrando que a proposta do município foi aceita em assembleia.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela