
(Fotos: Divulgação / PMDI)
No dia 15 de maio, o 1º Seminário de Educação Patrimonial de Dois Irmãos teve seu último encontro no Espaço Cultural Antiga Matriz. Os dois últimos painéis trouxeram experiências de educação patrimonial em municípios próximos a Dois Irmãos.
A professora Patrícia Hansen, especialista em Patrimônio Histórico Cultural, apresentou o painel ‘Na trilha dos lírios: uma experiência de educação patrimonial em Picada Café’. Em sua exposição, destacou diversos pontos históricos do município, como o Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn, o antigo moinho e as cinco igrejas que compõem o Caminho da Fé – um roteiro turístico que conduz os visitantes por essas edificações religiosas marcadas pela fé e pela tradição local.
O último painel trouxe os ‘Olhares afetivos e coloridos sobre o patrimônio de Ivoti’, com a participação da presidente da Sociedade Ivotiense de Estudos Humanísticos (SIEHU), Andréa Cristina Baum Schneck. Ela é arte educadora e arteterapeuta, e compartilhou sua vasta experiência na área cultural no município vizinho, com algumas de suas obras sendo fruto de uma parceria com o renomado Flávio Scholles. Com seu trabalho, Andréa destacou a intenção de dar cor e vida aos patrimônios históricos de Ivoti.
Com o tema ‘Conhecer para Preservar’, o seminário trouxe a Dois Irmãos 10 especialistas reconhecidos pela atuação no campo do patrimônio cultural. A iniciativa foi uma ação complementar do projeto cultural de Restauração do Moinho Collet – 1ª Etapa – Intervenções Emergenciais, que tem realização da Associação Rota Colonial e prefeitura de Dois Irmãos, e conta com recursos do PRÓ-CULTURA RS, por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC).