Ítalo Ferreira vence Gabriel Medina e é campeão mundial de surfe

20/12/2019
Fonte: Globo Esporte

Fonte: Globo Esporte

A espera chegou ao fim de forma épica. Na briga pelo título mundial de 2019, Ítalo Ferreira e Gabriel Medina foram ao limite. E, na decisão da etapa derradeira do circuito, foi o potiguar quem levou a melhor para entrar para a história. Em Pipeline, Ítalo bateu Medina na grande final para conquistar seu primeiro título mundial aos 25 anos. Ao levantar o troféu no Havaí, cravou seu nome no rol de campeões e barrou o rival no sonho do tricampeonato.
Ítalo entra para o seleto grupo dos campeões mundiais, que também já conta com o próprio Medina (2014 e 2018) e Adriano de Souza, o Mineirinho (2015). O potiguar foi eleito "o estreante do ano" na temporada de 2015 e por muito pouco não esteve na briga pelo título mundial daquela temporada - foi o sétimo ao final da disputa. Desde então, se manteve na elite e se firmou como um dos grandes nomes do surfe mundial.
- É o meu sonho, o sonho de toda a minha vida! Eu dediquei toda a minha vida para chegar neste momento. Meu tio e a minha avó morreram recentemente e eu dedico a eles. Eu não posso acreditar! - disse o potiguar.
A briga pelo título se estendeu ao limite. Depois de sete dias de espera por boas ondas, Ítalo e Medina enfileiraram os rivais até a final em Pipeline. Foi Ítalo Ferreira quem abriu a bateria decisiva - e da melhor forma possível. Com um belo tubo, o potiguar cravou 7.83 e jogou toda a pressão para o lado rival. E não quis esperar pela resposta: logo na sequência, emendou mais um tubo, fez 6.17 e deixou Medina em combinação. Em busca da reação, o bicampeão garantiu a primeira boa nota da mesma forma, com um tubo, marcando 7.77.
Medina melhorou seu somatório com um 5.17, insuficiente para tomar a frente. Mas Ítalo ampliou a diferença com um 7.73, obrigando que o rival conseguisse um 7.80 para conseguir a virada a pouco mais de cinco minutos do fim. Medina tentou, mas não conseguiu. O título já estava nas mãos de um novo campeão.


O caminho até a final
Na primeira bateria do dia, Ítalo Ferreira foi cirúrgico para passar das oitavas. Ele completou apenas duas ondas, e foi o suficiente para somar 11.84 pontos e derrotar o calouro Crisanto (4.23). Foram dois tubos para a esquerda. No primeiro, ele somou 5.17 e no segundo obteve 6.67. Nada espetacular, mas, por conta do momento regular do mar de Pipe, foi um trabalho respeitável.


Vitória polêmica de Medina nas oitavas
Gabriel Medina havia seguido na briga com uma vitória polêmica sobre Caio Ibelli. Faltando poucos segundos para o fim da bateria, o também paulista precisava de 5.67 para virar e tinha a prioridade na escolha de onda, mas Gabriel Medina também dropou, cometeu interferência, o tempo acabou e ele ganhou a bateria, pois a punição é deixar de somar a segunda melhor onda! Mesmo assim, Gabriel avançou às quartas com o placar de 4.23 a 1.13.
- Eu sabia que uma interferência iria me dar a vitória. Eu não sei (se Caio faria o resultado na última onda). Mas eu apenas tenho que jogar o jogo. Na minha cabeça, eu sabia o que fazer. É como eu falei, está na regra - comentou Medina.
Nas quartas de final, Ítalo venceu o compatriota Yago Dora logo na primeira bateria. Medina, por sua vez, levou a melhor no duelo de bicampeões com John John Florence. Na última disputa antes da decisão, Ítalo garantiu sua vaga ao bater Kelly Slater, enquanto Medina derrubou o também americano Griffin Colapinto.


Kelly Slater é campeão da Tríplice Coroa
Aos 47 anos, Kelly Slater conquistou a Tríplice Coroa Havaiana (soma dos resultados das duas últimas etapas do QS e do Pipe Masters) e anunciou que vai seguir na ativa em 2020! Dono de 11 títulos mundiais, o americano fechou a temporada em nono do ranking.


Confira os confrontos das oitavas em Pipeline:
1- Ítalo Ferreira (BRA) 11.84 x Peterson Crisanto (BRA) 8.04
2- Yago Dora (BRA) 7.50 x Julian Wilson (AUS) 6.27
3 - Ricardo Christie (NZL) 4.23 x Jack Freestone (AUS) 5.00
4 - Seth Moniz (HAV) 6.20 x Kelly Slater (EUA) 7.33
5 - Gabriel Medina (BRA) 4.23 x Caio Ibelli (BRA) 1.13
6 - John John Florence (HAV) 5.66 x Soli Bailey (AUS) 3.90
7 - Jessé Mendes (BRA) 8.50 x Griffin Colapinto (EUA) 10.67
8 - Michel Bourez (FRA) 13.43 x Kolohe Andino (EUA) 9.50


Confira os confrontos das quartas:
1 - Ítalo Ferreira (BRA) 15.66 x Yago Dora (BRA) 13.50
2 - Jack Freestone (AUS) 9.26 x Kelly Slater (EUA) 12.94
3 - Gabriel Medina (BRA) 17.63 x John John Florence (HAV) 12.33
4 - Griffin Colapinto (EUA) x Michel Bourez (FRA)


Confira os confrontos da semifinal:
1 - Ítalo Ferreira (BRA) 14.77 x 2.57 Kelly Slater (EUA)
2 - Gabriel Medina (BRA) 13.00 x 7.10 Griffin Colapinto (EUA)

Confira o resultado da grande final:
1 - Ítalo Ferreira 15,56 x 12,94 Gabriel Medina

 


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela