Greve parcial dos servidores afeta rotina das escolas estaduais

20/11/2019
AFFONSO WOLF: 65 dos cerca de 80 servidores paralisaram

AFFONSO WOLF: 65 dos cerca de 80 servidores paralisaram

Anunciada na segunda-feira, dia 18, a greve dos professores da rede estadual do Rio Grande do Sul ganhou força nos últimos dois dias. Eles protestam contra o pacote de medidas apresentado pelo governador Eduardo Leite no dia 13 de novembro, que inclui a reestruturação da carreira do magistério e também propõe mudanças a respeito de benefícios das forças de segurança, entre elas Brigada Militar e Polícia Civil.
Em Dois Irmãos, o movimento reflete nas salas de aula das escolas Affonso Wolf e 10 de Setembro. Na Affonso, no bairro Vale Verde, pelo menos 65 dos cerca de 80 servidores - entre professores e funcionários - estão paralisados. Alguns aderiram à greve já na segunda, porém, a grande maioria paralisou na manhã desta quarta. Outros poucos seguem em sala de aula. De acordo com a direção da escola, que conta com cerca de 1.100 alunos, as aulas do currículo, que correspondem às turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, foram suspensas a partir da manhã de hoje, enquanto as aulas do 6º ao 9º do ensino fundamental, ensino médio e dos cursos técnicos ocorreram à medida que há professor. Ou seja, há aulas em determinados períodos. Algumas vezes, ocorre de ter professor em sala de aula, porém, alunos não comparecerem. 
Na escola 10 de Setembro, no Centro, a greve também é parcial. Dos 48 servidores, 11 professores aderiram à greve na terça-feira, dia 19, e seguiam paralisados até a manhã de hoje. De acordo com a diretora Andrea Blume, as aulas do ensino fundamental 1, que corresponde às turmas do 1º ao 5º ano, seguem ocorrendo normalmente, uma vez que, até a manhã desta quarta, todos os professores seguiam trabalhando, assim como os sete funcionários da escola. Já as aulas das demais turmas do ensino fundamental e médio estavam comprometidas. “Todos os dias avisamos os alunos sobre as aulas do dia seguinte”, diz Andrea, destacando que a maioria dos pais e alunos apoia e entende a greve. “Alguns alunos questionaram, inclusive, o que poderiam fazer para ajudar”, comentou a diretora.


10 DE SETEMBRO: Dos 48 servidores, 11 professores aderiram à greve


*
MORRO REUTER

Na escola João Wagner, em Morro Reuter, foi realizada uma reunião na terça para tratar do assunto, e por enquanto não houve adesão à greve. Porém, ainda não é possível descartar totalmente uma paralisação. 


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela