
(Foto: Divulgação)
A Associação Recreativa Cultural Santa Cecília, de Dois Irmãos, está prestes a lançar um documentário que promete resgatar e compartilhar as ricas histórias e memórias do Coral Santa Cecília, fundado em 1867.
Considerado o coral mais antigo do Brasil, sua trajetória é marcada pela busca de imigrantes alemães por um espaço de convívio social e uma forma de amenizar a saudade de suas famílias. A presidente do coral, Maria Lorena Klauck, afirma que o documentário será uma oportunidade de reforçar o papel da música na comunidade. “Esta é uma oportunidade única para reviver histórias emocionantes e reforçar o papel fundamental da música na construção de laços sociais”, comenta ela.
Atualmente, o Coral Santa Cecília conta com 36 integrantes (ver abaixo), que se reúnem sob a regência de Ademir Klauck (coral misto) e Roque Querino Klauck (coral masculino). O projeto está sendo viabilizado através do edital Aldir Blanc, o que representa uma oportunidade significativa para a realização dessa iniciativa audiovisual. “A ideia de fazer um documentário já estava na minha mente há muito tempo. Quero deixar registrada a história do Coral Santa Cecília para gerações futuras”, destaca Maria Lorena.
O documentário irá contar a história do coral e incluirá entrevistas com várias pessoas da cidade, que relatarão fatos relevantes sobre a trajetória da associação.
Colaboração da comunidade
Um dos desafios enfrentados na preservação da memória histórica do grupo, segundo a presidente, é que muitas fotos e documentos da associação foram queimados e perdidos ao longo dos anos, tornando ainda mais importante a coleta de novas contribuições da comunidade. “Peço a todos que tenham documentos ou fotos sobre a Associação Santa Cecília, que compartilhem comigo. Sua contribuição é muito importante para preservarmos a nossa história”, convida a presidente.
O lançamento do documentário está previsto para o início de outubro, embora a data exata ainda não tenha sido definida. O documentário será realizado pela Foto Studio Enio, sob a direção de Márcio Blume. “Com essa iniciativa audiovisual, espera-se que o legado do Coral Santa Cecília continue a inspirar novas gerações e mantenha viva a memória cultural dos imigrantes que ajudaram a moldar a identidade da região”, enfatiza Maria Lorena.
O documentário promete ser uma celebração não apenas da música, mas também da rica herança cultural que auxiliou a comunidade local ao longo dos anos. Interessados em contribuir com materiais, fotos e documentos relacionados à Santa Cecilia ou mesmo do coral, podem fazer contato pelo fone/WhatsApp (51) 98182-3333.
INTEGRANTES
Alceo Vier
Alcido Klein
Cassio Arnold
Claudia Maria Kroetz
Elisa Klauck
Geraldo Steffen
Gerta Boll
Inácio Kunzler
Irani Blume Steffen
Isidoro Schabarum
Jacira Hoffmann
João Luciano Fröhlich
José Romeo Weber
Josefino Stoffel
Laci Dieter
Lino Görgen
Lisete Catarina B. Simon
Lorena Maria Schuh
Lucia Klein Swarowsky
Luiz Carlos Büttenbender
Luiz Carlos Chaves
Maria Alice Käfer
Maria Ligia Boufleur Stoffel
Maria Lorena Klauck
Maria Lourdes Utzig
Maria Otilia Alles
Maria Sidonia D. Zimmer
Marlene Schneider
Remidio Francisco Weber
Renato Utzig
Roque Boll
Roque Fröhlich
Sabrina B. de Oliveira
Sergio Morschel
Teresa Loebens Schneider
Veronica Dieter