“Só uma Xícara Podcast” é novidade cultural em meio à pandemia

18/09/2020
Lucas, Vitor e Bruno

Lucas, Vitor e Bruno

Diretamente afetados pela pandemia, os setores da cultura e da indústria criativa buscam alternativas para contornar as dificuldades, em um cenário extremamente incerto. É preciso valer-se de muita criatividade e coragem de colocar novas idéias em prática.  
Foi exatamente o que fizeram os jovens Lucas Konrath, 21 anos, de Dois Irmãos, Bruno Hennemann, 29 anos, de Novo Hamburgo, e Vitor Linden, 23 anos, de Rolante. Em 2019, eles criaram a Linden Produções Audiovisuais e Fonográficas, iniciativa da qual surgiu, em 2020, o projeto “Só uma xícara session”, financiado pelo Fundo Municipal de Cultura de Rolante. De acordo com Lucas, a ideia surgiu para valorizar músicos do interior, mostrar suas realidades e dar oportunidade de gravarem com material de qualidade. São vídeos contando a história do artista, o lugar onde ele vive e os desafios que enfrenta para desenvolver o seu trabalho, por exemplo. 
No início do ano, o objetivo era buscar patrocínios e incentivos, porém, a pandemia freou esse processo. Segundo Lucas, a execução do projeto, pelo menos em seu formato original, se tornou inviável em razão do custo de produção. Foi aí que, há dois meses, surgiu o “Só uma Xícara Podcast”, que é um programa de bate-papo descontraído, focado também em profissionais do interior. “Conseguimos formar um molde para produção online de conteúdo semanal, entrevistando artistas e agentes da cultura que atuam dentro e fora do estado”, diz Lucas, contando que o projeto já entrevistou pessoas importantes do cenário da indústria criativa, como Bruno Mello, guitarrista com mais de 50 mil inscritos no YouTube; Junior Maica, criador do O bairrista; e Cláudia Kunts, desenvolvedora do Metal Sul Festival. 
Bruno e Vitor são graduados em Produção Fonográfica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, e Lucas é acadêmico do curso. Somado ao conhecimento na área, os três enriquecem os podcasts com muito bom humor. “Acredito que o entretenimento descontraído, que aborda assuntos sérios do cotidiano, é essencial para mantDiretores da Renovare, Luis e Leonardoer a sanidade em momentos difíceis”, comenta Lucas. 
Além de editais, os jovens também buscam recursos através do crowdfunding, que são os financiamentos coletivos. Segundo Lucas, aproximadamente 50% da renda deles é proveniente do projeto. Os conteúdos podem ser conferidos no Facebook (@soumaxicarasession),  Instagram (@soumaxicara) e YouTube (Só Uma Xícara). 

 


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela