Vereadora cobra ações com foco na saúde da mulher em Dois Irmãos

18/03/2022
(Foto: Divulgação / Câmara)

(Foto: Divulgação / Câmara)

Na sessão da última segunda-feira (14), a vereadora Sheila da Silva (PT) citou uma reunião com o prefeito Jerri Meneghetti para tratar da emenda encaminhada pelo deputado federal Elvino Bohn Gass (PT), no valor de R$ 200 mil.

– Olhando a realidade do município, a gente acordou que uma boa solução neste momento será fortalecer e ampliar a parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer e direcionar esses recursos para suprir a necessidade de pessoas que hoje estão à espera de exames, ecografias mamárias, e poder minimizar o sofrimento dessas mulheres, ajudando a recuperar sua saúde – comentou.

Ela chamou atenção, no entanto, para a necessidade do município implantar um programa mais estruturado com foco na saúde da mulher.

– Um programa que facilite o acesso ao atendimento ginecológico, por exemplo. Sei que o município atende as mulheres a partir dos médicos de saúde da família nos bairros e, quando necessário, viabiliza exames e atendimento especializado. Mas percebemos que não é o suficiente. Não é sem razão que existe atualmente uma grande queixa das mulheres, que lamentam que uma parte importante do atendimento que necessitam, realizado nas unidades de saúde, é feito por enfermeiros e não por um profissional da área da ginecologia. Faço um apelo para que a saúde da mulher ganhe mais importância da nossa parte e da parte do nosso prefeito, e que no próximo período se garanta no orçamento recursos necessários para disponibilizar mais atendimento médico ginecológico em benefício da saúde das mulheres – destacou a vereadora Sheila.

 

Elogios na área da saúde

Paulino Renz (PDT) costuma cobrar melhorias na saúde pública, mas nesta semana elogiou o atendimento de oncologia no município de Taquara e outras ações realizadas na área.

– O pessoal diz que está sendo bem atendido em Taquara. Também quero agradecer ao prefeito Jerri, que deu atenção ao transporte, sobre levar as pessoas para fazer exames em Sapiranga e outros municípios – comentou.

O colega Nilton Tavares (PP) comemorou a boa notícia.

– Que bom que Taquara está dando uma ótima resposta; tínhamos medo em relação a isso. Que bom que as filas diminuíram e que as pessoas que precisam estão sendo assistidas mais rapidamente – afirmou.

 

Crescimento da cidade e impacto nos serviços públicos

Darlei Kaufmann (PSB) chamou atenção para o crescimento de Dois Irmãos e a chegada de novos moradores, o que impacta os serviços públicos e as contas do município.

– O IPTU pago por estes moradores que estão vindo não cobre as despesas com escola, principalmente quando os pais trabalham e praticamente vivem em outro município. Corremos o risco de virar uma cidade dormitório, que nos onera muito nas questões de saúde e saneamento básico – comentou.

 

Pedidos de informação e providência

A sessão não teve projetos do Poder Executivo para votação. Foram aprovados apenas dois documentos, com destaque ao pedido de informação 004/2022, encaminhado pela vereadora Sheila da Silva (PT). Ela questiona como está a implementação da Lei 4.976/2021, que dispõe sobre a divulgação da listagem de medicamentos disponíveis e em falta na rede municipal de saúde de forma online.

A parlamentar do PT também encaminhou a indicação 005/2022, solicitando que a administração reorganize os horários de vacinação da 1ª, 2º e dose de reforço da vacina contra a Covid-19, de modo que as pessoas, adultos e adolescentes, consigam acessar os postos fora do seu horário de trabalho, após as 18h ou aos sábados. Na noite ainda foram apresentados dois pedidos de providência. O 010/222, de Ederson Bueno (MDB), solicita a manutenção da quadra de areia localizada na Rua Navegantes, no bairro Navegantes. O 011/2022, de Nilton Tavares (PP), pede uma análise do Departamento de Trânsito para a colocação de um abrigo para escolares, aos moldes de uma parada de ônibus, na rua João Grawer Filho, esquina com a rua Guido Alcino Becker, no bairro Travessão.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela