Pandemia cancela eventos e modifica formato de festas tradicionais

17/07/2020
Kerb terá apenas ‘ação pontual’ no dia 29 de setembro

Kerb terá apenas ‘ação pontual’ no dia 29 de setembro

O distanciamento social e a necessidade de se evitar aglomerações, por conta da pandemia da Covid-19, obrigaram os municípios a cancelarem vários eventos e a modificarem o formato de festas tradicionais na região. O Kerb de São Miguel é um exemplo. No último ano, a programação de quatro dias atraiu um público estimado em 145 mil pessoas, segundo levantamento da Secretaria de Turismo de Dois Irmãos.
Obviamente, em meio ao momento mais delicado do contágio no Rio Grande do Sul, fica difícil imaginar a realização de uma festa desta proporção tão cedo. A própria administração municipal já antecipou, no mês passado, que a edição de 2020 terá apenas uma ação pontual no dia do padroeiro São Miguel (29 de setembro). “Esse ano, excepcionalmente, o Kerb vai ser realizado em formato diferente, visto que não será possível fazer apresentações presenciais com palco e estrutura”, observa o secretário Edson Maicá Severo. “É importante ressaltar que as entidades beneficiadas pelo Kerb não serão prejudicadas, já que a prefeitura sempre fez o repasse e continuará fazendo para que as entidades possam continuar atendendo a comunidade”, acrescenta.
Até aqui, o município já foi obrigado a cancelar outros eventos, como Caça ao Ninho, Mateada do Dia das Mães, Fest Feira, Festa do Dia do Trabalhador, Feira Estadual de Artesanato, Ensaio Aberto de Danças Alemãs, Encontro de Carros Antigos e Mateada Artística do Dia das Crianças. 



E O NATAL DOS ANJOS?
O Natal dos Anjos, que acontece a partir do final de novembro, também deve sofrer alterações. “Dois Irmãos estará iluminada como sempre, tendo toda a decoração no município. A Árvore Símbolo do Natal Gaúcho, de 34 metros de altura, estará no Largo Felippe Seger Sobrinho. No entanto, como ainda não sabemos como estará a questão de aglomeração, não temos mais definições acerca da programação cultural”, explica Maicá.


IMPACTOS NO SETOR
O maior impacto da Covid-19, em relação ao turismo, está sendo sentido pelos setores gastronômico e hoteleiro, além de alguns comércios e varejos que vendem produtos com características de eventos. “O fluxo turístico de toda região e território nacional está extremamente reduzido, apesar de no âmbito mundial já estar retomando. As áreas mais afetadas com o cancelamento e reformulação dos eventos para os meios digitais são a da gastronomia e hotelaria. No entanto, o Departamento de Turismo está aproveitando esse momento para trabalhar na sua estruturação e infraestrutura”, diz o secretário dois-irmonense, citando ações realizadas junto ao Vale Germânico. “Por Dois Irmãos estar integrado nessa cooperação regional, participará dos projetos da Emater e do Sebrae junto ao Vale, sendo um deles de atualização do Plano Municipal de Turismo com novas diretrizes, avaliando o plano de ação existente e inovando de forma criativa para o novo a ser desenvolvido”, completa Maicá.


O QUE ESPERAR PARA 2021
Para 2021, o turismo também vive a esperança de uma vacina para a Covid-19. “Dessa forma, esperamos que a nova retomada nos permita realizar os eventos que são de suma importância para o município, com todos os cuidados de higienização e cuidados que a população mundial aprendeu nesse período. Com certeza estamos planejando com muito cuidado os eventos do próximo ano e todas as ações, já que não sabemos como será o novo contexto do turismo de eventos no território nacional”, conclui o secretário.


(Fotos: Octacílio Freitas Dias)


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela