Eduardo Leite anuncia permissão de abertura do comércio na Serra

16/04/2020
Fonte: GaúchaZH

Fonte: GaúchaZH

Em comunicado no início da tarde desta quinta-feira (16), o governador Eduardo Leite anunciou nova flexibilização que permitirá que os 14 municípios da região metropolitana da Serra abram o comércio a partir de decretos publicados pelos prefeitos. Leite informou que o decreto em que ele irá autorizar o comércio na Serra será publicado ainda nesta quinta, entrando em vigor imediatamente. A decisão do governador ocorre após uma ofensiva de prefeitos da Serra, que argumentaram não conseguir mais “segurar o comércio” nas suas cidades. 
A flexibilização acontece um dia depois de Leite anunciar decreto mantendo o comércio fechado nas regiões metropolitanas de Porto Alegre e de Caxias do Sul até 30 de abril, medida de enfrentamento ao coronavírus. Na manhã desta quinta-feira, Leite se reuniu por conferência de vídeo com os prefeitos de Caxias do Sul, Flávio Cassina, e de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, para ouvir apelos pela permissão de retomada das atividades comerciais. Eles alegaram as diferenças populacionais entre as 14 cidades da região da Serra, dando o exemplo de que não seria razoável ter restrições para Caxias, com 500 mil habitantes, e Nova Pádua, com 2,5 mil. Os 14 prefeitos enviaram ofícios a Leite reiterando o pedido de retomada e abrindo mão de um tratamento equânime para as cidades da região. 
Leite enfatizou que a abertura do comércio terá de respeitar uma série de critérios de saúde, com limpeza, higienização, atendimento reduzido de clientes, entre outros. O detalhamento das regras constará no novo decreto que será publicado pelo Palácio Piratini. Embora a Serra seja a segunda região mais afetada pelo coronavírus, Leite disse que não houve uma disparada de casos que justificasse a manutenção de medidas mais duras neste momento. Ele ressaltou que não vê a possibilidade de aplicar a mesma flexibilização para a região metropolitana de Porto Alegre, onde permanecem até 30 de abril apenas os serviços considerados essenciais em funcionamento.

 


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela