Demanda anormal na Emergência 24h volta a ser debatida na Câmara

16/03/2022
(Foto: Divulgação / Câmara)

(Foto: Divulgação / Câmara)

A alta demanda na Emergência 24h de Dois Irmãos voltou à pauta do Poder Legislativo na segunda-feira (14). Desde o início do mês, a média de atendimentos diários passa de 200, com reclamações de demora por parte da população. Vale lembrar que o município vive uma epidemia de dengue – já são mais de 250 casos confirmados.

– Vivemos mais uma semana tumultuada na nossa Emergência, com profissionais da saúde esgotados. A empresa que administra faz seu trabalho e também não falta esforço da parte da administração, mas, no meu entender, a administração do hospital não pode ser feita somente por uma empresa terceirizada, somente pelo Executivo. A ex-prefeita Tânia tinha dificuldades, o ex-prefeito Miguel tinha dificuldades; precisamos envolver toda a comunidade, as voluntárias e, principalmente, esta casa. Problemas sempre teremos, mas acredito que podem ser amenizados – comentou Darlei Kaufmann (PSB).

Ele sugeriu a criação de uma comissão permanente de debate sobre as questões da saúde.

– Gostamos de usar como parâmetro cidades com problemas muito maiores que os nossos, mas não podemos somente nos compararmos a elas. Não falo apenas do atual momento que estamos passando, pois o atendimento na Emergência está longe de ser um atendimento humanizado, que é o mínimo que precisamos exigir dos médicos e dos profissionais de saúde que estão lá. Os médicos não estão querendo vir trabalhar em Dois Irmãos e precisamos entender melhor o porquê. Na ata da reunião de 14 de fevereiro, da comissão que acompanha o contrato com o hospital, já foram relatadas queixas sobre as demoras no atendimento, e não tínhamos surto de dengue. Repassamos por ano mais de R$ 8 milhões ao hospital; é muito dinheiro. Volto a insistir para que tenhamos um consórcio, uma associação, uma fundação assistencial administrando o nosso hospital. Sei que não é um projeto simples, mas Sapiranga e outros municípios podem nos dar um norte – concluiu Darlei.

O vereador Ederson Bueno (MDB) relatou que na segunda-feira foram mais de 300 atendimentos até as 17h:

– Sei que o pessoal tem procurado bastante e feito reivindicações por conta do tempo de espera, o que é justo, mas realmente é uma demanda gigantesca, sem precedentes. Estão sendo feitas algumas mudanças no plano de trabalho, se trouxe mais profissionais e algumas mudanças serão implementadas ainda esta semana para que a gente possa dar vazão a essa demanda – disse ele, chamando atenção para que todos ajudem no combate ao mosquito Aedes aegypti.

 

Hospital Público Regional

O vereador Nilton Tavares (PP) representou a Câmara de Vereadores de Dois Irmãos na audiência da frente parlamentar que busca a implementação de um hospital público regional. O encontro ocorreu na última semana, em Campo Bom.

– É uma situação muito necessária para dar vazão a todo esse caos que é o grande atendimento da alta complexidade SUS. Essa frente parlamentar engloba os municípios da Encosta da Serra, do Vale do Rio dos Sinos e Paranhana. A ideia é termos serviços de média e alta complexidade, principalmente nas áreas de traumatologia, ortopedia, neurologia, oncologia e gestão de alto risco, entre outras especialidades – comentou.

Ele destacou que é preciso uma grande mobilização.

– Hoje temos como referência em traumatologia o nosso HPS Canoas, que absurdamente também é referência para 156 municípios. Temos um longo caminho a percorrer. Precisamos mobilizar a nossa bancada federal, precisamos a palavra e o empenho dos políticos que estão dispostos a concorrer ao Governo do Estado, para que eles se enfronhem nesta ideia e sejam apoiadores em nível federal – concluiu Tavares.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela