Trinta cidades do RS já estão com mais da metade das crianças vacinadas

16/02/2022
Fonte: Secretaria Estadual da Saúde

Fonte: Secretaria Estadual da Saúde

O Rio Grande do Sul já contava na manhã desta terça-feira (15) com 30 cidades onde a vacinação infantil contra o coronavírus tinha ultrapassado a metade das crianças dos 5 aos 11 anos. Cerca de 230 mil pessoas nessa faixa etária já receberam a primeira dose, o que corresponde a 24% dessa população. O próximo sábado (19) será o Dia C da vacinação infantil contra a covid-19. Na data, os municípios gaúchos farão um esforço extra para a aplicação nas crianças.

Iniciada há menos de um mês para esse público, a imunização é uma importante forma de prevenção contra casos graves e óbitos por Covid-19. Na população infantil houve nos últimos meses um expressivo aumento em internações e, inclusive, mortes em virtude do coronavírus. Salvador das Missões, na região Noroeste do Estado, é hoje a cidade com maior percentual de crianças com a primeira dose já recebida: 78,4%. A relação dos municípios com maior cobertura é seguida por Porto Vera Cruz, Itati e Sertão, com índices entre 71% e 69%. Os dados são extraídos do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI).

Há, por outro lado, algumas cidades com baixas coberturas na verificação junto ao sistema. Isso pode ocorrer por algum problema técnico no registro das doses aplicadas. Situações desse tipo são verificadas pelo Estado junto aos municípios para corrigir o problema e fazer com que os dados do Estado possam refletir de uma melhor forma a realidade da campanha.

 

 

DOIS IRMÃOS

Doses aplicadas de 5 a 11 anos: 819 (31,4%)

 

MORRO REUTER

Doses aplicadas de 5 a 11 anos: 155 (38,8%)

 

 

Mobilização para o Dia C

Existe a expectativa de que, com a volta às aulas, no próximo dia 21, aumente a mobilização das famílias para que seus filhos sejam vacinados. Escolas serão convidadas a participar da campanha, com professores, como formadores de opinião junto aos pais, demonstrando a necessidade de que as crianças sejam imunizadas, recebendo proteção mais efetiva contra a covid-19.

Para atender à maior demanda esperada, a Secretaria da Saúde (SES) disponibilizará 85,9 mil doses da Pfizer para aplicação nas crianças entre 5 e 11 anos. De acordo com a solicitação dos municípios, 194.628 vacinas também estarão disponíveis para a aplicação nos adolescentes. Outra estratégia da SES será enviar correspondência dirigida aos prefeitos dos municípios com um percentual de 30% ou mais de atraso na segunda dose entre os adolescentes. Atualmente, entre os jovens de 12 a 17 anos, 207 mil estão nesta situação.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela