Dia do Professor é comemorado nesta terça-feira, 15 de outubro

15/10/2019
Dois Irmãos é sinônimo de educação de qualidade

Dois Irmãos é sinônimo de educação de qualidade

Nesta terça-feira, 15 de outubro, é comemorado o Dia do Professor. Somente na rede municipal de Dois Irmãos são mais de 350 profissionais da educação atuando no atendimento a 3,2 mil alunos da educação infantil e do ensino fundamental.
A origem do Dia do Professor se deve ao fato de, na data de 15 de outubro de 1827, o imperador D. Pedro I ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, com a instituição das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país. Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores. Tempos depois, em 1947, o professor paulista Salomão Becker, em conjunto com três outros profissionais da área, teve a ideia de criar nessa data um dia de confraternização em homenagem aos professores e também em razão da necessidade de uma pausa no segundo semestre, até então muito sobrecarregado de aulas. Mais tarde, em 1963, a data foi oficializada pelo decreto federal nº 52.682, do então presidente João Goulart. (Fonte: Brasil Escola)



NÚMEROS DE DOIS IRMÃOS


Rede Municipal
A rede municipal de ensino de Dois Irmãos tem 3.204 alunos, sendo 791 da educação infantil e 2.413 do ensino fundamental. Dentro deste número, 439 ainda frequentam o contraturno da Arno Nienow (Navegantes) e do Projeto Global (Industrial); e 325 estão no turno integral da educação infantil nas escolas Heda Alves Nienow (São João), Clarice Maria Arandt (Beira Rio) e Jardim da Alegria (Travessão). 
Além das escolas de educação infantil, são mais nove escolas de ensino fundamental: Arno Nienow (Navegantes), Paulo Arandt (São João), Matheus Grimm (Portal da Serra), Felippe Wendling (Bela Vista), Primavera (Primavera), 29 de Setembro (Moinho Velho), Mário Sperb (Travessão Rübenich), Albano Hansen (Travessão) e Carlos Rausch (Vale Direito). Ao todo, são 357 profissionais da educação atuando na rede municipal.


Rede Estadual
São 773 alunos e 41 professores na escola 10 de Setembro (Centro). A Affonso Wolf (Vale Verde) tem 1.100 alunos e 65 professores. Na João Gräwer  Filho (Travessão), são 81 alunos e 12 professores.


Rede Particular
O Colégio Imaculada Conceição (Centro) tem hoje 258 alunos e uma equipe de 23 professores.


Conveniados 
- A Fundação Assistencial de Dois Irmãos (FADI) conta com 1.233 alunos e 209 monitores e auxiliares de monitores, divididos em 10 unidades espalhadas pela cidade: Bem-Me-Quer (Industrial), Pingo de Gente (União), Raio de Sol (Bela Vista), São Miguel (São Miguel), Vida Nova (São João), Beira Rio (Beira Rio), Bons Amigos (Centro), Primavera (Primavera), Pequena Floresta (Floresta) e Turno Inverso (Industrial).
- A Bruxinha Faceira tem 178 alunos e 30 profissionais (professores, auxiliares de professores).


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela