RS receberá 129 mil doses da CoronaVac e avançará na segunda aplicação

12/05/2021
Fonte: GZH

Fonte: GZH

O Rio Grande do Sul receberá 129 mil doses da CoronaVac, segundo a secretária estadual da Saúde Arita Bergmann. A vacina será destinada para aqueles que estão no aguardo da segunda dose do imunizante. Esse lote é referente as 2 milhões de doses enviadas pelo Instituto Butantan ao Ministério da Saúde na segunda-feira (10). A Secretaria Estadual da Saúde não informou o dia e o horário em que os imunizantes chegarão em território gaúcho. Atualmente, o Estado enfrenta uma falta de 369.330 doses da vacina CoronaVac para a segunda dose. Com a chegada dessas 129 mil, o déficit cai para 240.330.

O Brasil enfrenta escassez de CoronaVac, pois houve atraso na chegada do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), importado da China. O IFA é a principal substância para fabricação dos imunizantes. Sem ele, a produção da CoronaVac pelo Instituto Butantan foi afetada. Diversos Estados chegaram a suspender a aplicação das doses, como é o caso do Rio Grande do Sul. Porto Alegre ficou quase uma semana sem imunizar pessoas com a segunda dose da CoronaVac, a vacinação foi reativada na terça-feira (11). O mesmo se repetiu em Canoas. O município teve que cancelar a campanha devido à escassez do imunizante. Os trabalhos foram retomados na terça-feira, mas, no mesmo dia, em função da falta de vacina, foram suspensos novamente. No Estado a CoronaVac é responsável por 61,2% das imunizações de primeira dose, segundo dados do Piratini. 

Com esse carregamento de 2 milhões de doses, o número de vacinas oferecidas pelo Butantan ao Plano Nacional de Imunizações (PNI) alcançou os 45 milhões de doses desde 17 de janeiro, data em que as entregas foram iniciadas. Porém, outro gargalo se aproxima. Conforme o governador de São Paulo, João Doria, aproximadamente, 10 mil litros de insumo produzidos aguardam liberação para serem enviados ao Brasil. Segundo ele, em coletiva de imprensa realizada na segunda-feira, as falas do presidente Jair Bolsonaro sobre a China – responsável pela autorização de envio do insumo – dificultam o repasse do material. 

Nesta quarta-feira (12), serão enviados mais 1 milhão de doses da CoronaVac. Com isso, o Butantan conclui parte do acordo firmado com a União para o fornecimento de 46 milhões de doses de imunizantes. 


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela