Pesquisa da UFPel sobre a prevalência da Covid-19 tem mais duas etapas confirmadas no RS

12/01/2021
Fonte: G1 RS

Fonte: G1 RS

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) anunciou, nesta segunda-feira (11), que o estudo de prevalência do coronavírus Epicovid19 terá mais duas etapas no Rio Grande do Sul, financiadas pelo programa Todos Pela Saúde e outras entidades. A próxima coleta de dados será entre 5 e 8 de fevereiro, e a seguinte, em data ainda a ser definida, em abril.

Além dos testes rápidos e da entrevista, já parte do método da pesquisa, também serão aplicados novos testes de anticorpos, criados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com maior precisão para identificar a presença do vírus, especialmente em infecções mais antigas. Segundo a UFPel, o teste S-UFRJ tem eficácia de 92% para detectar anticorpos mesmo cinco meses após a infecção. A amostra de sangue coletada para ambos os testes é a mesma.

O procedimento segue igual às demais etapas da pesquisa: entrevistadores, coordenados pelo Instituto de Pesquisa e Opinião (IPO), visitam as casas de 4,5 mil famílias em nove cidades gaúchas, convidando os moradores a realizar o teste e responder o questionário. “Neste momento, precisamos das melhores evidências para estimar o número de pessoas que já tiveram coronavírus na população gaúcha. Essa informação é fundamental para monitorar o avanço da pandemia no estado e fornecer subsídio para políticas públicas e medidas de isolamento social”, comenta o coordenador geral do Epicovid19, Pedro Hallal.

 

SAIBA MAIS

O estudo conta com financiamento do programa Todos pela Saúde – promovido por diversas entidades e empresas privadas –, do Banrisul, do Instituto Serrapilheira, da Unimed Porto Alegre e do Instituto Cultural Floresta.

A pesquisa mobiliza ainda uma rede de doze universidade públicas e privadas em todo o estado: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA); Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc); Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ); Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Federal do Pampa (Unipampa/Uruguaiana); Universidade de Caxias do Sul (UCS); IMED e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS/Passo Fundo), Universidade de Passo Fundo (UPF) e Universidade La Salle (Unilasalle).

 

OITO FASES

A Epicovid teve oito fases realizadas no RS e quatro no país em 2020. Segundo a UFPel, é o maior estudo de prevalência da doença na população em todo o mundo. Na última fase realizada no estado, o estudo mostrou que 1 a cada 72 moradores do RS tiveram contato com o vírus. Inicialmente financiada pelo Ministério da Saúde, teve os repasses encerrados após a terceira fase nacional.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela