Léo Büttenbender seguirá afastado da Câmara por tempo indeterminado

09/04/2020
Durante a licença de Léo, presidência é ocupada por Filipin

Durante a licença de Léo, presidência é ocupada por Filipin

A licença de Léo Büttenbender (PSB) da Câmara de Vereadores de Dois Irmãos será prorrogada. O pedido inicial previa afastamento de um mês, até o próximo dia 18, mas o atual presidente ainda não está liberado para voltar ao trabalho. Por recomendação médica, Léo está confinado em casa devido à baixa imunidade e aos riscos do coronavírus. Na tarde desta quarta-feira (8), ele atendeu à redação do JDI por WhatsApp.
- Na sexta tenho um procedimento no bloco cirúrgico da Unimed (Novo Hamburgo) para a colocação de um cateter. Depois desse procedimento, iniciam as sessões de quimioterapia. O médico passou um atestado por tempo indeterminado, ou seja, não deu dia e mês de retorno. Ele quer saber como vou me sentir no início do tratamento – disse o vereador, que no dia 19 de março passou por cirurgia para a retirada de um tumor no intestino.
Durante a licença de Léo, a presidência é ocupada pelo vice-presidente Joracir Filipin (PT). O Poder Legislativo segue fechado e sem a realização de sessões ordinárias. O prazo estabelecido pelo decreto encerra no dia 19 de abril.
- Depois do dia 19, existe a possibilidade de retomarmos os trabalhos. Mas tudo vai depender do andamento da questão do coronavírus – comentou Filipin.


PRESIDENTE FAZ INDICAÇÕES
O presidente em exercício informou nesta quinta-feira (9) que pretende criar um comitê do Poder Legislativo para tratar de questões relacionadas aos efeitos do coronavírus. Filipin lembra que solicitou, através de um ofício à prefeita Tânia da Silva, para participar do Gabinete de Gerenciamento de Crise criado pela administração municipal.
- Tinha solicitado para a Câmara fazer parte do gabinete, mas ela respondeu que não poderia. Provavelmente vou propor a criação de um comitê da Câmara de Vereadores para tratar de algumas pautas de interesse da cidade, em que possamos envolver entidades, associações e a sociedade para discutir o que temos para contribuir neste momento – observou.
Filipin também destacou outro ofício encaminhado à prefeita Tânia, no último dia 2, em que indica ações de enfrentamento à pandemia. Uma das preocupações está relacionada ao número limitado de leitos no Hospital São José e na região do Vale do Sinos, principalmente com a proximidade de dias mais frios e úmidos. Ele sugere a utilização da estrutura dos ginásios da cidade, considerando que a maioria está próxima aos postos de saúde dos bairros – casos de Navegantes, Bela Vista, Primavera e São João. Solicita, ainda, que o valor de R$ 80 mil devolvido dos recursos da Câmara seja utilizado na compra de respiradores mecânicos.
Por fim, Filipin pede que a administração se envolva na discussão sobre as mensalidades da Fundação Assistencial de Dois Irmãos (FADI).
- Solicitamos que o município discuta com a FADI a possibilidade de suspensão do pagamento da mensalidade durante o período de isolamento e eventual período posterior, além de viabilizar a entrega de cestas básicas às famílias em situação de vulnerabilidade social, até que a situação envolvendo a volta gradativa das atividades da indústria e do comércio em nosso município se restabeleça – declarou o vereador.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela