Cartório Eleitoral aconselha não deixar para a última hora

09/04/2019
Movimento ainda está abaixo do esperado

Movimento ainda está abaixo do esperado

Mais de 18 mil eleitores de Dois Irmãos precisam passar pela coleta de dados biométricos até o início do mês de dezembro. O cadastramento começou no dia 11 de março, e a preocupação do Cartório Eleitoral é com o movimento abaixo do esperado.

Segundo Renato de Souza Fritz, chefe do cartório, em média 60 a 70 pessoas estão sendo atendidas por dia. No entanto, para atingir o número de eleitores necessário dentro do prazo estipulado, o ideal é passar de 100. “Se chegarmos ao final do ano no ritmo atual, haverá tumulto para fazer o recadastramento. Isso implicará em filas e longa espera, pois o número de atendentes não irá variar. Então, aconselhamos os eleitores que venham agora, no horário do meio-dia, por exemplo, quando o fluxo de pessoas é reduzido”, orienta. “Além disso, é possível agendar horário no site do TRE (eleitor.tre-rs.jus.br/agendamento), para ser atendido com hora marcada. Todo esse processo busca aprimorar a segurança das próximas votações, pois nunca irá ocorrer de ter um eleitor com dois títulos ou mais”, acrescenta Renato.

Quem não comparecer ou não comprovar seu domicílio eleitoral terá o título cancelado. No caso de pessoas impossibilitadas de ir até o cartório, seja por doença ou algum outro motivo, Renato explica que familiares devem procurar se informar sobre os procedimentos. Vale lembrar que pessoas com mais de 70 anos, para as quais o voto é facultativo, também devem fazer a revisão se quiserem continuar votando. “É importante reiterar que a estrutura de atendimento não vai ser alterada, por isso é bom não deixar para a última hora. Também não está previsto atendimento em finais de semana”, afirma ele.

O eleitor Natalino Carvalho da Silva, que esteve no cartório na última quinta-feira (4), destaca a importância de aproveitar o pequeno fluxo de pessoas neste momento para evitar longas filas mais adiante. “É melhor aproveitar agora que tem vindo poucas pessoas, para não ter que se incomodar no final do ano. Além disso, eu acho importante que a comunidade tenha essa organização para garantir que estará apta para a próxima eleição”, comenta.

 

NÚMEROS

O Cartório Eleitoral fica na Av. São Miguel, 350, Centro. O horário de funcionamento, de segunda a sexta-feira, é das 10h às 17h, sem fechar ao meio-dia. O telefone de contato é (51) 3564-1986. Dos 23.831 eleitores de Dois Irmãos, 18.746 precisam passar pelo cadastro biométrico. Em Morro Reuter (5.112 eleitores) e Santa Maria do Herval (5.005), que também fazem parte da 153ª Zona Eleitoral, a biometria já foi concluída.

 

SAIBA MAIS

O eleitor deve apresentar:

- Documento de identidade (exceto passaporte);

- Título eleitoral (se possuir);

- Comprovante de domicílio que permita aferir se o eleitor é residente no município ou que com ele tenha vínculo profissional, patrimonial ou comunitário, conforme segue: a) contas de luz, água ou telefone, nota fiscal ou envelopes de correspondência, desde que emitidos ou expedidos em até 3 meses anteriores ao atendimento; b) cheque bancário, somente quando do talonário constar o endereço do correntista; c) outros meios de reforço documental a critério do juiz eleitoral.

 

O que será feito:

No processo revisional, serão observados os seguintes procedimentos: a) efetuada conferência dos dados contidos no cadastro eleitoral com os documentos apresentados pelo eleitor e constatada a regularidade de sua situação, serão colhidas sua fotografia (digitalizada) e, por meio de leitor óptico, as suas impressões digitais dos dez dedos, ressalvada impossibilidade física, e assinatura digitalizada.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela