Dois Irmãos conta com espaço para atender demanda de empresários

09/02/2022
(Foto: Divulgação / PMDI)

(Foto: Divulgação / PMDI)

A prefeitura de Dois Irmãos conta com a Sala do Empreendedor, um espaço para atender os empresários. Através dela são encaminhados os pedidos de alvará de funcionamento, renovações, estudos de viabilidade e atendidas e encaminhadas as demandas para os diversos setores dentro da administração municipal.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Edson Maicá Severo, destaca que a Sala do Empreendedor tem o importante papel de ligar empresas e poder público. “Os empresários têm muitas demandas, desde o momento de abrir a empresa até seu funcionamento. É importante ter este espaço para agilizar e facilitar o que for possível”, comenta ele. O espaço também é responsável por algumas ações para incentivar o comércio e as empresas locais, como o encaminhamento do microcrédito, a Nota Fiscal Gaúcha (NFG) no município e as leis de incentivo.

 

Estudo de viabilidade

A abertura das empresas é feita através dos escritórios de contabilidade ou, se for MEI (microempreendedor individual), pode ser feito no site do governo federal. Porém, antes de abrir uma empresa, deve ser solicitado na prefeitura um estudo de viabilidade para ver se é possível ter a atividade no local pretendido. “A secretaria de Planejamento e Sustentabilidade faz a análise se a atividade é permitida conforme a classificação dos usos urbanos do Plano Diretor, e se o imóvel está regularizado para receber a empresa. Desta forma, evitam-se investimentos frustrados ao constatar a inviabilidade legal para aquela finalidade”, destaca o secretário de Planejamento e Sustentabilidade, João Jordan da Silva.

 

Mais de 70 em janeiro

Somente em janeiro, foram feitos 78 estudos de viabilidade para abertura ou alteração de endereço de empresas no município através da Junta Comercial. Além disso, foram mais de 20 estudos de viabilidade feitos por MEIs ou profissionais autônomos.

A Sala do Empreendedor fica no 2º andar da prefeitura de Dois Irmãos.

Mais informações pelo telefone/WhatsApp (51) 3564-8827.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela