Exposição virtual de Lurdi Blauth é o segundo episódio da Temporada 2021

08/07/2021
Imagem da série “Biguás”, da artista Lurdi Blauth

Imagem da série “Biguás”, da artista Lurdi Blauth

“Impressões Poéticas: Xilogravuras de Lurdi Blauth” é o tema do segundo episódio da websérie “Temporada Cultural 2021”, programação em formato virtual e gratuita do Espaço Cultural Antiga Matriz. Composta por apresentações musicais, exposições de artes e um bate-papo sobre patrimônio cultural, a agenda de apresentações iniciou no mês de junho com o show de Tássia Minuzzo e Michel Dorfman. A exposição virtual dá continuidade à programação e será lançada no próximo domingo (11), às 19h, podendo ser assistida através da fanpage do Espaço Cultural Antiga Matriz no Facebook (https://www.facebook.com/ecantigamatriz).

Lurdi Blauth é artista plástica, pesquisadora e professora de Artes Visuais. Com uma trajetória de mais de 45 anos, é uma referência nacional no gênero artístico da área da gravura. Na Temporada Cultural ela apresenta duas séries de xilogravuras – técnica em que a matriz da gravura é a madeira – e que foram produzidas entre os anos 2018 e 2020. Nas séries, constam obras premiadas e que integraram exposições internacionais. Conforme a artista, as imagens da série “Biguás” são oriundas da região de Pelotas, em uma área de pescadores denominada de Z3, bem como da lagoa do Violão, da cidade de Torres. Já os trabalhos que compõem a série “Taim e Lagoa do Peixe” são imagens captadas por meio de fotografias realizadas durante viagens da artista por áreas de preservação ambiental, no sul do Brasil.

– As imagens destes trabalhos procuram por meio do gesto de gravar, evidenciar uma certa permanência de um momento efêmero, do pouso de uma ave de rapina, de emas pastando nas vegetações rasteiras ou mesmo, nas imensas revoadas dos pássaros anús – comenta Lurdi Blauth.

Sobre a exposição virtual, a artista comenta que a experiência é mais uma oportunidade de mostrar o seu trabalho para o público:

– Muitos artistas e espaços culturais têm utilizado este formato, principalmente neste momento de pandemia, e percebo que isto tem possibilitado atingir um público muito maior. Claro que nada substitui o contato visual direto que as pessoas poderiam ter numa exposição presencial, mas é a alternativa que temos e ainda assim acho que é válida.

 

SAIBA MAIS

A Temporada Cultural é uma realização da Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos, com financiamento da prefeitura por meio do Departamento e do Conselho Municipal de Cultura. A programação completa da websérie pode ser acompanhada pelo link https://tinyurl.com/webserietemporada2021ecam.

 

(Fotos: Divulgação)


Artista Lurdi Blauth


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela