
(Divulgação)
Neste sábado (10) acontece o Dia D de vacinação contra o vírus influenza, causador de infecção respiratória aguda, conhecida como gripe. Em Dois Irmãos, a Secretaria de Saúde organizou a mobilização em todas as oito Salas de Vacinas das Unidades de Estratégia de Saúde da Família e na Unidade Básica do Centro. A vacinação acontece das 7h30 às 16h30, com exceção da unidade do bairro São Miguel, onde será das 7h30 às 13h.
– O imunizante estará disponível para as pessoas que fazem parte do grupo prioritário: crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos acima de 60 anos e gestantes. Além do grupo prioritário, na campanha nacional contra gripe também podem ser imunizadas outros grupos, que incluem puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores, profissionais das forças de segurança, salvamento e das Forças Armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transportes coletivos rodoviários para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, trabalhadores dos Correios, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade – destaca a nota divulgada pela pasta.
A Vigilância Epidemiológica informa ainda que, durante o Dia D, também será realizada a conferência da carteirinha de vacinação e disponibilizadas doses dos imunizantes do calendário de vacinação. Na UBS do Centro também vai estar disponível a vacina contra a dengue para crianças e adolescentes e contra a Covid para grupos prioritários.
– Lembre-se: a vacina contra a gripe é gratuita pelo SUS e a vacinação é considerada a forma de prevenção mais eficaz contra o vírus da influenza, responsável pelas infecções respiratórias, que podem causar complicações e o agravamento da doença. Leve seu Cartão SUS, caderneta de vacinação e documento de identificação com foto. Vacine-se! – conclui a nota.