Ponte João Arnildo Mallmann será inaugurada no próximo dia 17

06/12/2024
Obra está sendo finalizada

Obra está sendo finalizada

No dia de ontem, quinta-feira, 5, foram tomadas duas decisões pelo prefeito Jerri Meneghetti e sua assessoria:

A primeira é que a nova ponte ligando o bairro Beira-Rio ao São João, Vila Rosa e Travessão será inaugurada no próximo dia 17 (terça-feira).

A segunda decisão foi que o nome dela será uma homenagem da administração e da cidade ao ex-prefeito João Arnildo Mallmann.

 

Arnildo Mallmann administrou Dois Irmãos entre 1989 e 1992, como prefeito. Também foi, posteriormente, vice-prefeito, nos anos de 1997 a 2000.

Nascido no Jammerthal e tendo estudado contabilidade em Porto Alegre, ao retornar a Dois Irmãos Arnildo Mallmann trabalhou com várias empresas do município.

Foi contador, inclusive, na empresa que fez o asfalto na BR 116, e em entrevista ao Jornal Dois Irmãos contou que, naquela época, já morando em Dois Irmãos, para trabalhar ele ia e voltava a pé todos os dias até o escritório da firma, que era em Morro Reuter.

Arnildo Mallmann foi, também, gerente de banco em Dois Irmãos. Nesse período, com o fomento do banco, ele auxiliou diversas empresas da cidade que, graças ao apoio financeiro, cresceram e se desenvolveram.

Na sequência, Arnildo Mallman se tornou empresário calçadista. Sua empresa, a Calçados Maide, se tornou uma das maiores, mais respeitadas e mais tecnológicas empresas calçadistas exportadoras da região.

Em 1988 e já então tendo os filhos como apoio e suporte na empresa, Arnildo Mallmann, que originalmente era integrante do PTB, aceitou concorrer a prefeito de Dois Irmãos.

Concorreu pelo PMDB. Venceu um igualmente fortíssimo oponente. E um detalhe muito importante: ele recebeu grande votação no bairro São João. Bairro que, agora, recebe essa maravilhosa via de acesso.

Após eleito, Mallmann não virou as costas ao bairro que tantos votos lhe deu. Começou, de fato, na administração dele, a maioria das soluções que urbanizariam e dignificariam a vida dos moradores do bairro São João, cujo início tinha sido urbanisticamente problemático. O nome dele na ponte faz justiça ao muito que ele fez pelo bairro.

Homem de decisão, Arnildo Mallmann colocou sua administração a serviço da cidade como um todo. Disse várias vezes em entrevista aqui ao JDI que faria tudo para a vida dos trabalhadores ser tão boa nos bairros quanto era no Centro.

 

Arnildo Mallmann tinha enorme talento no trato com pessoas. Participava de eventos. Ia a bailes, pois gostava de dançar. Chegou, mesmo, a fazer um curso de dança nativista gaúcha, para prestigiar o movimento que recém surgia em Dois Irmãos. Foi o primeiro prefeito a trabalhar pilchado na Semana Farroupilha.

Recebia a todos com um sorriso na porta do gabinete, oferecendo chimarrão e ouvindo com atenção. Era um executivo, realmente, exigia e cobrava obras e atos dos colaboradores, mas prestigiava os bons funcionários públicos. Lembro que, quando o governo estava encerrando, ele reuniu os funcionários para agradecer por aqueles 4 anos de parceria e nas palavras de despedida aos funcionários Arnildo Mallmann se emocionou a ponto de ir às lágrimas. Não foi o único na sala a chorar.

Era um prefeito muito querido pelos funcionários. E fez, sem dúvida, uma excelente administração. Faleceu em outubro de 2014, aos 81 anos, deixando grande saudade. Merece a honraria. (Por Alan Caldas – Editor)


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

FOTOS DO DIA

Calor e sensação de abafamento marcam a semana (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2025, Todos os direitos reservados Agência Vela