Danrlei de Deus assume secretaria de Esporte e Lazer no RS

05/05/2021
Fonte: G1 RS / GZH

Fonte: G1 RS / GZH

O deputado federal Danrlei de Deus (PSD) assumiu nesta terça-feira (4) a Secretaria Estadual de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul. A posse foi conduzida pelo governador Eduardo Leite (PSDB). O político substitui Francisco Vargas, então titular da pasta.

Danrlei foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2010, sendo reeleito em 2014 e 2018. O político foi goleiro de futebol, sendo um dos destaques do Grêmio nas décadas de 1990 e 2000. Em 2009, fazia parte da delegação do Brasil de Pelotas, quando o ônibus do clube sofreu um acidente que deixou três pessoas mortas. Ao ser empossado, o novo secretário destacou a importância do esporte na vida da população.

— Entendo a prática de esporte como forma de promoção da saúde física e mental, além de considerá-la um poderoso instrumento de inclusão social e desenvolvimento da cidadania — disse Danrlei.

O governador Eduardo Leite saudou o ingresso do deputado no governo, ressaltando a trajetória de Danrlei como ex-atleta e o foco das ações do parlamentar na área do esporte. O suplente de Danrlei na Câmara dos Deputados é Paulo Caleffi (PSD). Em 2020, o administrador ficou em segundo lugar nas eleições para prefeito em Bento Gonçalves, na Serra do RS. O primeiro titular da pasta foi o ex-judoca João Derly (Republicanos), que deixou o cargo para concorrer à Prefeitura de Porto Alegre em 2020.

 

Reforma no secretariado

O governo do RS tem, ao todo, 22 secretarias e três extraordinárias vinculadas ao gabinete do governador. Na última sexta-feira (30), Eduardo Leite anunciou três mudanças no gabinete, nas pastas do Trabalho, com Ronaldo Nogueira (PTB), na Cidadania, com Regina Becker (PTB), na Justiça, com Mauro Hauschild (PL). No final de março, quando Leite trocou os secretários do Turismo e da Agricultura.

As secretarias de Educação, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Infraestrutura, Articulação e Apoio aos Municípios e a secretaria Extraordinária de Apoio à Gestão Administrativa e Política sofreram trocas em março. Em janeiro, Leonardo Busatto assumiu a Secretaria Extraordinária de Parcerias. No início de fevereiro, Artur Lemos Júnior substituiu Otomar Vivian na Casa Civil.

 

Reabertura de quadras esportivas

Ao ser empossado, o novo secretário disse que o principal desafio à frente da pasta será desenvolver um plano estadual para o esporte no Rio Grande do Sul. O objetivo é traçar diretrizes para a área, com iniciativas a serem cumpridas nos próximos 10 anos. Como tarefa imediata, Danrlei sinalizou que pretende viabilizar a liberação das quadras esportivas no Estado. Atualmente, pela regra da bandeira vermelha, a abertura dos locais está vedada.

— Já tive essa conversa com o governador, ele deu abertura para que a gente converse com o gabinete de crise e possa, até o final desta semana, ou, no máximo, na segunda-feira anunciar, tudo dentro dos protocolos e da forma correta como o governo vem fazendo, a volta dos complexos e quadras esportivas — declarou.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela