Dois Irmãos recebe Mostra de Cinema e Debates sobre Direitos Humanos

04/06/2022
É nos dias 6, 8 e 9 de junho, das 19h30 às 21h30, no Espaço Cultural Antiga Matriz

É nos dias 6, 8 e 9 de junho, das 19h30 às 21h30, no Espaço Cultural Antiga Matriz

Com o objetivo de disseminar a temática dos direitos humanos e democratizar o acesso à cultura por meio de obras cinematográficas, a Temporada Cultural do Espaço Cultural Antiga Matriz, em Dois Irmãos, promove a Mostra de Cinema e Debates. A programação ocorre nos dias 6 (segunda), 8 (quarta) e 9 (quinta) de junho, das 19h30 às 21h30, com exibição de curtas e média metragens, além de debates. A entrada é gratuita. 

Na primeira noite de cinema serão exibidos os curtas Carne (12 min) e Eu, minha mãe e Wallace (23 min), que abordam, respectivamente, as temáticas do direito das mulheres e direito ao registro civil de nascimento. Para debater as pautas, participa a psicóloga, escritora e colunista do Jornal NH Patrícia Spindler. No dia 8 haverá os curtas Castanhal (25 min) e Vidas Entregues (23 mim), abordando o direito ao trabalho digno e o direito dos povos tradicionais. Participa como debatedora a advogada doutora Gabriela Piardi. No dia 9 será exibido o filme Sobre sonhos e liberdade (70 min), cujo tema versa sobre diversidade religiosa e direitos da população afrodescendente. Para debater com o público, estará presente a professora mestra em Processos e Manifestações Culturais Letícia Marquez, da Escola de Aplicação Feevale.

Nas três noites a mediação ficará por conta de Ana Paula Zanella, integrante da Associação Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos (AAPHCDI).

 

Circuito

O evento integra a rede de exibição do Circuito Difusão Cinema e Direitos Humanos, uma realização da Secretaria Especial de Cultura e Ministério da Cidadania, com produção do Instituto Cultura Em Movimento (ICEM). O circuito é um instrumento de difusão do audiovisual brasileiro e regional, com destaque para as obras que abordam as diversas temáticas relacionadas aos direitos humanos. Ao longo da última década, a mostra já exibiu mais de 400 obras, que emocionaram um público diverso em todo o território nacional.

 

Temporada Cultural 2022

A Temporada Cultural 2022 contará ainda com Recital de Piano com Mariaclara Welker; duas atividades de educação patrimonial, sendo uma palestra com o historiador Rodrigo Santos e uma oficina com a arquiteta e urbanista Suzana Vielitz de Oliveira; apresentação de Teatro de Sombras: “Criaturas da Literatura”, com a Cia Teatro Lumbra; e mais duas exposições de arte: “No Ano da Peste”, uma série de interpretações fotográficas sobre obras de arte de Dora e Lise Lampert; e “(Se)Deslembro (Re)Significo”, uma sequência de pinturas acrílicas sobre tela do artista hamburguense Leonardo Lessa.

 

Exposição

No momento, o Espaço Cultural está recebendo a exposição Retrospectiva Clara Koury – Vivenciando arte de Norte a Sul, que fica em exibição até 31 de julho e pode ser visitada sábados e domingos, das 13h às 17h. A artista tem por principal referência as vivências na sua terra natal, Belém do Pará, na região amazônica, com sua exuberância e contrastes, como os curumins – crianças indígenas –, os barcos e a destruição do bioma Amazônia, através de queimadas e desmatamento. Com técnicas diversas, apresenta pinturas, desenhos, fotos, esculturas, arte em módulos e mosaicos em caixas de fósforo. A exposição possibilita uma viagem pela atmosfera amazônica.

 

(Fotos: Divulgação)


› Compartilhe

  • JDI digital

COLUNAS

Ruminações poéticas

Ruminações poéticas

Pitter Ellwanger   12/08/2022

Playlist #54

Playlist #54

Pitter Ellwanger   12/08/2022

Ruminações ranzinzas

Ruminações ranzinzas

Pitter Ellwanger   05/08/2022

FOTOS DO DIA

Sentinela – De olhar atento a todos os movimentos (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2022, Todos os direitos reservados Agência Vela