Nos cemitérios, placas chamam a atenção para a Lei Municipal 4.977/2021
Conforme números da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul, até esta quinta-feira (1º) Dois Irmãos tinha 368 casos de dengue confirmados e outros 24 em investigação. No total, já são 1.200 notificações em 2024, 56 casos apontados como inconclusivos e 752 descartados.
Os números reforçam a necessidade de que sejam redobrados os cuidados com a proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, em todos os locais da cidade, principalmente nos cemitérios.
No município, as comunidades religiosas estão fazendo a sua parte e reforçando os cuidados que devem ser adotados nestes lugares, buscando atender a Lei Municipal nº 4.977/2021, que proíbe “a colocação de vaso de flores e adornos, bem como objetos com envoltórios que possam acumular água”.
De acordo com Leandro Blauth, Simoni Hoppen e Maria Marlise Olbermann Müller, da Comissão de Preservação do Cemitério Evangélico e Luterano, orientações são compartilhadas com a população durante os cultos. Da mesma forma, de acordo com o Pe. Alexsandro Lemos da Silva, pároco da Comunidade Católica, orientações sobre o assunto são compartilhadas com os fiéis ao final das missas.
De acordo com a Vigilância Sanitária do município, nas visitas aos cemitérios, eram identificadas diversas irregularidades e focos de larvas do mosquito, no entanto, após reuniões com representantes das igrejas, houve melhora significativa. Segundo a Vigilância, as pessoas estão se empenhando para não deixar água parada, furando os vasos e tirando os papéis celofane, por exemplo.
Orientações da Vigilância Sanitária
Nos cemitérios, é importante adotar medidas específicas para prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Não pode haver água parada em hipótese alguma. Se existir algum recipiente acumulando água da chuva, o mesmo deve ser recolhido.
Acompanhe algumas orientações dadas pela Vigilância Sanitária do município:
1. Eliminar vasos de flores, jarros e recipientes que não possuam furos e acumulam água;
2. Caso seja necessário utilizar vasos, faça furos no fundo para evitar o acúmulo de água. Vasos de mármore que possuem uma caixa de lata dentro devem ter furos para escoar a água da chuva;
3. Realizar a limpeza periódica dos cemitérios para remover qualquer objeto que possa acumular água, como folhas, flores murchas e lixo;
4. Velas, copos descartáveis e outros itens que possam acumular água devem ser recolhidos e descartados adequadamente;
5. É proibida a colocação de vasos de flores com papel celofane.

Vasos de flores com papel celofane são proibidos nos cemitérios