Dois Irmãos abre contagem regressiva de 100 dias para o Bicentenário da Imigração

17/04/2024
(Fotos: Divulgação / PMDI)

(Fotos: Divulgação / PMDI)

Na noite desta terça-feira (16), Dois Irmãos abriu contagem regressiva de 100 dias para o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil. Autoridades e membros da comunidade reuniram-se no Espaço Cultural Antiga Matriz para marcar a proximidade desta data histórica, a ser celebrada no dia 25 de julho.

O evento, originalmente planejado para começar ao ar livre, junto ao Relógio da Contagem Regressiva, na Avenida São Miguel, teve sua programação alterada em razão da chuva. A celebração incluiu bate-papo sobre a história de Dois Irmãos e a chegada dos primeiros imigrantes alemães, além de apresentações do grupo de danças folclóricas Baumschneis e da Escola de Música Caxias Ensemble. Por fim, para os participantes que fizeram reservas, foi servido um jantar típico alemão na Sociedade Santa Cecília.

O prefeito Jerri Meneghetti ressaltou a importância dos 200 anos da imigração, enfatizando sua conexão com a história da cidade, e instou a população a manter viva a tradição da cultura alemã, tornando Dois Irmãos um município singular. A propósito da data, o município terá várias atrações especiais até o mês de setembro, quando acontece o 195º Kerb de São Miguel.

 

AÇÕES PROGRAMADAS

– Oficinas de canto em alemão

– Troféu Baumschneis – 23 de julho

– Epopeia Alemã – 25 de julho

– Premiação das competições e atividades esportivas com medalhas e troféus alusivas ao Bicentenário da Imigração Alemã

– Projeto Raízes, da Aldeia da Herta, coordenado por Carlos Alberto Klein

– Curso de formação continuada intitulado 200 anos de Imigração Alemã – História e Cultura, destinado a todos os professores da rede municipal. O curso terá 40 horas e abordará as seguintes temáticas: Alemanha em emigração: causas e destinos; A emigração sob a ótica da Literatura; O Brasil nas primeiras décadas do séc. XIX e o processo de imigração alemã; Imigração e colonização no RS; Imigração e colonização no RS na ficção; Dois Irmãos: um dos destinos e os teuto-brasileiros na Literatura

– 35ª Feira do Livro – 200 anos de Imigração Alemã: História e Cultura. A magia da Feira do Livro acontecerá durante a semana nas escolas do município e durante três dias na Praça do Imigrante – 12 a 18 de agosto

– Festival Saengertreffen (Festival Encontro de Cantores) na Sociedade Santa Cecília – 25 de maio

– Culto ecumênico

– Circuito Musical, Canções Folclóricas Alemãs – Volkslieder com apresentação da cantora lírica, Angela Diel e o pianista, Fernando Rauber

– Desfile Cívico com a temática 200 anos de Imigração Alemã: História e Cultura

– 195º Kerb de São Miguel alusivo ao Bicentenário da Imigração Alemã


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela