
(Foto: Arquivo JDI)
O prefeito Jerri Meneghetti deve confirmar pelo menos mais duas trocas no seu secretariado. Ele informou que haverá mudança na Saúde e na Fazenda. Antes, no final de novembro, já havia anunciado a entrada de Marcos Aurélio dos Santos, o Marcão, no lugar de Carlos Arnold na Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos.
Vale lembrar que recentemente também foi aprovada a criação da nova Secretaria de Turismo e Cultura, áreas que antes eram departamentos da pasta de Desenvolvimento Econômico.
Leia a seguir uma rápida entrevista com o prefeito de Dois Irmãos:
Haverá novas trocas no secretariado de Dois Irmãos? Quais serão?
Jerri – Vai ter mudança na Saúde e na Fazenda, as outras ainda estão em análise. A gente tem expectativa do (vereador Nilton) Tavares voltar para a Saúde; está praticamente definido, mas ainda não fizemos o anúncio. Da Fazenda, ainda não podemos anunciar. Anunciaremos nos primeiros dias de janeiro, provavelmente entre os dias 6 e 7.
– Nota da redação 1: Com Tavares (PP) deixando o Poder Legislativo, quem assume sua cadeira é a suplente Adélia Volkweis (PP).
– Nota da redação 2: Eloi Diel, titular da Fazenda desde 2021, se despediu da secretaria e dos colegas no dia 20 de dezembro. Conforme divulgado pela prefeitura, ainda antes da eleição ele já havia manifestado o desejo de sair para se dedicar a projetos pessoais.
Quem assumirá a recém-criada Secretaria de Turismo e Cultura?
Jerri – O secretário (Edson) Maicá (Desenvolvimento Econômico), que já vem dedicando a maior parte do seu tempo nas áreas de turismo e cultura, será nomeado para esta secretaria. Teremos vários desafios nestas áreas. O crescimento do Natal dos Anjos, do Kerb, da qualidade de nossos espaços públicos, atrativos privados, o destaque em preservação cultural que tivemos neste ano do Bicentenário da Imigração Alemã e a possibilidade de novos empreendimentos na área no turismo, nos colocam na responsabilidade de avaliar as necessidades e executar aquilo que estiver ao alcance do poder público para potencializar estes segmentos.
E quem ficará à frente do Desenvolvimento Econômico?
Jerri – João Luiz Weber acumulará a Secretaria de Desenvolvimento Econômico com a Chefia de Gabinete. Quando não for mais possível manter as duas, nomearemos outra pessoa para o Gabinete ou para a Secretaria. A demanda no início será menor, com tendência a crescer ao longo dos meses.
Qual sua avaliação sobre o ano de 2024 para o município?
Jerri – Com todas as adversidades que enfrentamos em 2021, 2022 e 2023, passando pelo pico da pandemia, pela estiagem, dengue e ciclone, em 2024 enfrentamos novamente um grande período de chuvas, com o desafio de auxiliar os municípios atingidos pelas grandes enchentes, executar novamente diversas obras, incluindo a obra da ponte João Arnildo Mallmann, e entregar o melhor resultado possível para as comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã, apesar do período de eleições que sempre traz muitas restrições para o nosso trabalho. Foi um ano bastante desafiador. No entanto, os resultados foram positivos: não tivemos grandes prejuízos com as chuvas, continuamos entregando diversas obras, fomos destaque entre os municípios de cultura alemã, reconhecidos pela Comissão Estadual do Bicentenário, e além disso fomos escolhidos como primeiro lugar do Estado no ranking Cidades Excelentes da Band, sendo destacados como o município que mais evoluiu em 4 anos, além de tantos outros reconhecimentos que recebemos nas áreas de educação, segurança pública, infraestrutura e outras.
O que esperar do segundo mandato do prefeito Jerri Meneghetti?
Jerri – A comunidade pode esperar a mesma intensidade, a mesma entrega e com ainda mais motivação devido ao grande resultado alcançado nas urnas. Faremos sempre o melhor pela nossa Dois Irmãos.
Tem pretensão de futuramente buscar outro cargo eletivo, como deputado?
Jerri – Cargos públicos são uma missão, principalmente aqueles em que você é escolhido através de uma eleição. Acredito que, ao terminar o próximo mandato, a minha missão com Dois Irmãos estará cumprida, pois serão completados 20 anos de vida pública. Novas oportunidades serão avaliadas, mas a prioridade serão objetivos pessoais que pretendo buscar.