
* Com informações de GaúchaZH
A quarta-feira (30) foi mais um dia de temporais no Rio Grande do Sul. Uma frente fria manteve as nuvens carregadas em todas as áreas do Estado. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para a maior parte do Estado (as exceções são a Serra e a Região Norte). Os maiores volumes de chuva devem ser medidos na Campanha e na Região Sul, com acumulados de até 50 mm.
Na quinta-feira (31), as instabilidades perdem força no Rio Grande do Sul. Na fronteira com o Uruguai, o risco para temporais é menor, mas ainda são esperadas pancadas isoladas. Na metade norte, especialmente na divisa com Santa Catarina, o risco para temporais está mantido, principalmente pela manhã. O sol consegue aparecer um pouco mais, porém não chega a fazer calor. Para Dois Irmãos, a previsão é tempo ainda chuvoso amanhã, com temperaturas entre 16°C e 21°C. Na sexta-feira (1º), o sol aparece entre nuvens pela manhã, com possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite. A máxima chega a 27°C.
ESTRAGOS PELO ESTADO
Mais de 1,3 mil casas foram destelhadas e 5,5 mil pessoas afetadas devido ao mau tempo. Em novo balanço divulgado pela Defesa Civil nesta quarta, subiu de três para nove o número de municípios que relataram estragos com os temporais. Além de Dom Pedrito, Santana do Livramento e Bagé, entraram na lista Cachoeira do Sul, Piratini, Canguçu, Santa Maria, São Gabriel e São Pedro do Sul. O número de pontos sem luz também aumentou. Subiu de 96 mil para 106,7 mil o total de imóveis sem energia elétrica por volta das 11h desta quarta (46 mil na área da CEEE e 60 mil na região da RGE).