
Atividade aconteceu na escola estadual 10 de Setembro
Alusiva ao Dia Nacional do Bombeiro, comemorado em 2 de julho, iniciou na segunda-feira (26), em todo o Rio Grande do Sul, a Semana de Prevenção, que visa promover ações e eventos relacionados à prevenção de incêndios e acidentes, além de compartilhar um pouco do dia a dia dos quartéis gaúchos.
Em Dois Irmãos, um dos destaques da programação foi a simulação de evacuação que ocorreu na tarde de quarta-feira (28), na escola estadual 10 de Setembro, no Centro, mobilizando mais de 350 alunos do 1º ao 9º ano, além de direção e professores. Durante a simulação, eles puderam vivenciar, de forma realista, uma situação de risco seguindo os mesmos passos de um caso real de incêndio.
A simulação foi solicitada pela própria escola ao Corpo de Bombeiros. De acordo com a diretora, Tereza Mayumi Orita, a precariedade da rede elétrica do prédio e a preocupação com a vida e segurança dos alunos foi o que motivou a atividade. “Pode-se perder uma vida por não ter agido com precaução”, diz ela, que é bombeira voluntária em Ivoti, cidade onde mora. Segundo Tereza, escolas e creches de lá fazem estas simulações há anos.
De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, 1º tenente Juliano Soares Napp, a ação foi planejada pelo efetivo em parceria com a escola. “Nos reunimos com a direção e professores para dar instruções sobre como ocorreria a evacuação, e eles repassaram aos alunos, porém apenas nós e a direção sabíamos quando isso ocorreria”, conta, reforçando que alunos e professores foram surpreendidos na tarde de ontem.
A evacuação levou 3 minutos e 45 segundos. “Para a primeira experiência, é um tempo bom”, elogia o tenente Napp, ressaltando que um dos principais objetivos da experiência é reforçar aos alunos a importância de manter a calma e sair em ordem.
Para a realização da simulação, o Corpo de Bombeiros utilizou glicerina líquida. O comandante reforça que ela não é tóxica.
Demais ações
Ainda durante a programação da Semana de Prevenção, ocorreu distribuição de flyers com orientações sobre primeiros socorros, treinamentos internos sobre Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e vistorias e inspeções, além de fiscalizações pela cidade. Também foi realizada uma visita à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), onde as crianças puderam conhecer o caminhão e materiais utilizados pelo Corpo de Bombeiros.
O encerramento oficial das atividades será sábado (1º) à tarde, quando bombeiros estarão na Praça do Imigrante distribuindo folders e expondo seu trabalho.
Flyers contam com informações sobre primeiros socorros
Distribuídos ao longo da semana, os flyers trazem informações sobre Procedimentos de Primeiros Socorros. Sabê-las pode ser determinante em situações de risco, por isso, o Corpo de Bombeiros pede que as pessoas leiam e disseminem estas informações.
No flyer, estão especificadas situações, seus sintomas e o que as pessoas devem fazer em cada caso. Confira algumas dicas:
Ataque cardíaco
Sintomas: persistente dor no peito geralmente irradiando-se para o ombro esquerdo. Dificuldade em respirar, lábios e unhas azuladas.
Procedimentos: cubra o paciente com um cobertor leve. Se estiver vomitando, posicione sua cabeça de lado. Não dê alimentos líquidos ou sólidos. Chame o resgate.
Derrame
Sintomas: inconsciência, respiração dificultada, falta de força em um lado do corpo.
Procedimentos: cubra o paciente com um cobertor leve. Se estiver vomitando, posicione sua cabeça de lado. Não dê alimentos líquidos ou sólidos. Chame o resgate.
Convulsões
Sintomas: espasmos violentos, corpo rígido, respiração difícil, pele do rosto azulada, olhos revirados, dentes cerrados e boca espumante.
Procedimentos: mantenha-o deitado, não impeça seus movimentos. Proteja a cabeça, afrouxe suas vestes. Após o fim da convulsão, manter a vítima de lado, não tentar puxar a língua.
Desmaio
Sintomas: pele pálida e pegajosa, respiração ofegante, suor e incosciência.
Procedimentos: coloque o paciente deitado, afrouxe suas roupas e controle seus batimentos e respiração até a chegada do socorro.
Envenenamento por gás
Sintomas: dor de cabeça, tontura, palidez e inconsciência.
Procedimentos: abra ou quebre a janela e portas e arraste a vítima para o ar livre. Caso não haja pulsação, faça compressões cardíacas. Mantenha o paciente aquecido.
Reação anafilática
Sintomas: dificuldade respiratória, manchas avermelhadas na pele, vômito, diarréia, parada cardiorrespiratória, edema na face e língua.
Procedimentos: manter vias aéreas abertas. Em caso de parada cardiorrespiratória, faça compressões cardíacas. Afrouxar as vestes. Leve a vítima ao hospital.
Febre
Sintomas: temperatura corporal acima de 37º, testa quente.
Procedimentos: compressas frias, repouso, banho morno. Mantenha a hidratação e evite a auto medicação.
Contatos
Em casos de emergência, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo telefone 193. O quartel também pode ser contatado pelo telefone (51) 3564-2316 ou ainda através do e-mail 2bbm-22pel@cbm.rg.gov.br.