Católicos depositam cápsulas do tempo junto ao Monumento de São Miguel

30/03/2022
Comunidade participou da solenidade junto ao monumento

Comunidade participou da solenidade junto ao monumento

Um momento histórico para a Paróquia São Miguel e para Dois Irmãos. Assim foi a celebração da Novena Perpétua de São Miguel, na noite desta terça-feira (29), que culminou com a colocação de cápsulas do tempo junto ao monumento em homenagem ao padroeiro para serem abertas daqui a 50 anos. As cápsulas contém material coletado junto às pastorais, serviços e movimentos da Comunidade Católica.

A missa comandada pelo padre Alexsandro Lemos da Silva, na Igreja Matriz, reuniu fiéis e contou com a participação do prefeito Jerri Meneghetti e do vice Juarez Stein. O momento também marcou a abertura do Ano Pastoral Paroquial. Pouco antes da pequena procissão que conduziu as cápsulas até o Monumento de São Miguel, Pe. Alex destacou a importância do momento.

– Estamos colocando a nossa história aos pés de São Miguel. Semeamos na força do nosso povo católico, pois toda árvore dá fruto no tempo certo. Confiamos a vocês, jovens e crianças que em 2072 estarão aqui, as raízes desta nossa árvore. Creio que vocês darão o fruto certo no tempo certo. Esperamos que vocês sejam protagonistas da nossa igreja em 2072, possam abrir as cápsulas e ver o rosto de uma igreja que não se perdeu. Que assim seja na força e na graça do Espírito Santo – afirmou o pároco dois-irmonense.

O prefeito Jerri também dedicou algumas palavras ao acontecimento.

– É um momento histórico para o nosso município. Gostaria de elogiar a iniciativa por esse momento tão belo e tão bem pensado. Que nos próximos 50 anos Dois Irmãos continue próspera, crescendo de forma sustentável e ordenada – declarou.

Juarez destacou o ineditismo da ação.

– Quem fez isso foi a igreja; nós somos convidados. Queremos que daqui a 50 anos nossa gente abra essas cápsulas num dia bonito, com muita gente aqui, para ver como vivíamos, o que fizemos, e que se alegrem com isso – comentou o vice-prefeito.

Giovani Eich falou em nome dos leigos da paróquia.

– As sementes estão lançadas. Tomara que, daqui a 50 anos, os que tiverem o privilégio de abrir esse material tenham orgulho dele. Que eles vejam que, dentro das nossas falhas e limitações, nós nos esforçamos, nos doamos e fizemos a nossa parte. O grande desafio de cada pai, cada avô, de cada homem e cada mulher é deixar um mundo melhor e sermos pessoas melhores – disse ele.

O momento ainda contou com a leitura de uma bela carta pela pequena Fernanda Schneider, de 10 anos, destacando a cidade de hoje e o que as novas gerações esperam do futuro. Por fim, em procissão, os fiéis deixaram a igreja e seguiram até o Monumento de São Miguel, onde as cápsulas foram cimentadas em um compartimento na parte de trás.

 

Como surgiu a ideia

Pe. Alex explica como surgiu a ideia da cápsula:

– Quando pensamos em fazer um monumento em honra a São Miguel, logo nos ocorreu em fazer algo que pudéssemos contar a história da paróquia, nossos movimentos, serviços e pastorais e do próprio monumento às demais gerações, como testemunho da devoção e da superação. Aí nasce a ideia da cápsula do tempo, que ao longo do planejamento foi agregando fatos e ocorridos da cidade, país e mundo – contou.

Segundo o pároco, foi uma iniciativa particular da paróquia, “entretanto outras paróquias fazem isso quando se inaugura uma igreja construída ou espaço religioso”.


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela