
Arthur e Monique ao lado de famílias e colegas escoteiros (Foto: Amanda Stroher / Grupo Escoteiro Os Moicanos)
No último dia 16 de setembro, o Grupo Escoteiro Os Moicanos, de Dois Irmãos, entregou mais dois distintivos a jovens do grupo, escrevendo mais um belo capítulo da sua história.
Monique Gregorius, de 11 anos, recebeu o distintivo Cruzeiro do Sul, que é o grau máximo do Ramo Lobinho. Para conquistar o distintivo, a jovem precisou completar alguns passos, entre eles, conquistar todas as atividades do 2º Caminho da Jângal, ter participado de no mínimo três acantonamentos, ter conquistado no mínimo cinco especialidades em pelo menos três ramos de conhecimentos (habilidade escoteira, serviços, cultura, desporto e ciência tecnológica). Também precisou conquistar uma das insígnias especiais que são: meio ambiente, lusofonia, boa ação, cone sul e a insígnia do aprender.
O segundo distintivo foi entregue para Arthur Klein, de 15 anos. Ele recebeu a Lis de Ouro. Arthur iniciou no Movimento Escoteiro e no Grupo Os Moicanos em 2016, quando tinha 8 anos de idade. Há 7 anos no Escotismo, ao longo dos 3 anos de Lobinho conquistou o Cruzeiro do Sul. Nos 4 anos como Escoteiro, ganhou muita experiência no escotismo e seguiu toda sua progressão desde o período introdutório, desenvolvimento físico, intelectual, de caráter, afetivo, social e espiritual, conquistando as insígnias de pista, trilha, rumo e travessia. Realizou 231 atribuições, mais as insígnias da modalidade Explorador e os Cordões Verde/Amarelo e Vermelho/Branco, completando 12 especialidades, entre elas, Primeiro Socorros Nível 2. Também somou mais de dez noites de acampamento.
Promessas Escoteiras
No mesmo dia, também ocorreram três Promessas Escoteiras, que é um compromisso voluntário e pessoal com a Lei Escoteira, ou seja, com um conjunto de valores inclusivos e compartilhados que são a base de tudo o que o Escoteiro faz e de como ele quer ser. Através da Promessa, cada escoteiro toma uma decisão consciente e voluntária de adotar a Lei Escoteira, comprometendo-se a “fazer o melhor possível”, de usá-la como código de comportamento individual e social, e assim assumir a responsabilidade por seu desenvolvimento pessoal. Realizar a Promessa Escoteira é o primeiro passo simbólico no processo de autoeducação.
As promessas foram realizadas por Mirian Patrícia Dieter, Jocemar Douglas Theisen e Jader Boldt.